Governo do Estado de SP prepara inspeção veicular da frota de diesel a partir de 2018

Agora
Guaíra, 4 de fevereiro de 2017 - 07h34

A inspeção também deve analisar ônibus, caminhonetes, modelos de SUV e caminhões que não foram registrados no Estado

O Governo do Estado de São Paulo deve começar a fazer em 2018 a inspeção veicular apenas em caminhões, ônibus, caminhonetes e demais automóveis movidos a óleo diesel.

Uma das propostas de financiamento é cobrar dos donos dos veículos pela inspeção e também multas em caso de descumprimento dos parâmetros de emissões de poluição. A forma de cobrança, entretanto, ainda é estudada.

Estão registrados no Estado de São Paulo aproximadamente 1,7 milhão de veículos a diesel. A inspeção também deve analisar ônibus, caminhonetes, modelos de SUV e caminhões que não foram registrados.

A Secretaria do Meio Ambiente já enviou ao Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis, órgão federal, um protocolo de ação para multar os veículos a diesel que não são registrados no Estado de São Paulo.

Pelo protocolo, agentes da CETESB podem multar os motoristas mesmo com emplacamento em outro estado e o Ibama se responsabilizaria por formalizar a multa e repassar ao estado de origem, impedindo assim o licenciamento.

O governo do estado estima que em torno de 430 mil veículos a diesel trafeguem por São Paulo, mas são emplacados em outros estados.

A inspeção deve ser feita nas 46 unidades da CETESB espalhadas pelo Estado de São Paulo. Inicialmente deve ser usada a estrutura da CETESB, mas o governo do estado não descartou a possibilidade de terceirizar os serviços.

De acordo com estudos do professor Paulo Saldiva, da USP, a poluição somente na cidade de São Paulo contribui para quatro mil mortes por ano. O diesel possui agentes prejudiciais à saúde não encontrados em outros combustíveis como gasolina e etanol.

 Por: Adamo Bazani


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente