Hospital de Câncer e Santa Casa de Barretos pedem doação de sangue

Agora
Guaíra, 11 de junho de 2016 - 08h11

O Hemonúcleo é responsável pela distribuição de sangue para vários hospitais da região

O Hemonúcleo do Hospital de Câncer de Barretos e a Santa Casa de Barretos estão com baixos estoques de sangue e pedem a colaboração da população. As situações mais críticas referem-se aos tipos sanguíneos: O Positivo e O Negativo. O Hemonúcleo é responsável pela distribuição de sangue para vários hospitais da região.
Segundo informação divulgada pela assessoria da Santa Casa, nesta época do ano, as doações costumam cair em até 30% e no período de férias, cresce o número de acidentes nas estradas, pressionando ainda mais os estoques dos hemonúcleos.
Os doadores podem dirigir-se ao Hemonúcleo da Fundação Pio XII de segunda à sexta-feira, das 7 às 12 horas e aos sábados e domingos das 7 às 11 horas, localizado na Rua Antenor Duarte Villela nº 1.331 Bairro Dr. Paulo Prata – Barretos.

Para a coleta de hemocomponetes por aférese (plaquetas e concentrados de hemácias), o Hemonúcleo realiza agendamentos dentro e fora do horário convencional, adequando-se às possibilidades do doador. Com um elevado índice de satisfação de todos seus doadores, os procedimentos são realizados sempre em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual e estão dentro dos programas de controle de qualidade da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.

PRÉ-REQUISITOS PARA A DOAÇÃO

No dia da doação, portar oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de      habilitação); estar com a saúde em dia; ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Impedimentos definitivos – contrair Hepatite após os 10 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis, malária.

Além do fornecimento de hemocomponentes para o próprio Hospital de Câncer de Barretos, o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) e o Hospital São Judas Tadeu (Unidade de Cuidados Paliativos), o Hemonúcleo também realiza a distribuição de sangue para cidades próximas como Jaborandi, Colina, Guaíra, Colômbia e para instituições locais como a Santa Casa e o Hospital São Jorge.

Conscientize os seus familiares, amigos e colegas de trabalho a realizar a doação de sangue. Em poucas horas, você pode ajudar a salvar anos e anos de vida do próximo. (Colaboração: ODiárioOnline)



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente