Ideb: Guaíra tem a melhor nota de primeiro a quinto ano na região

Geral
Guaíra, 10 de setembro de 2016 - 08h01

A escola EMEF Francisco Gomes de Souza se destacou entre todas as outras, atingindo a nota 7,0

São Paulo é o primeiro Estado a ocupar o topo do ranking dos três ciclos de ensino avaliados pelo Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Guaíra se tornou destaque na região atingindo a nota de 6,6, ultrapassando Olímpia (6,5), Barretos (6,4), Bebedouro (6,2) e Ribeirão Preto (6,1).

O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Os resultados foram divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na última quinta-feira (08) e se referem às provas aplicadas em 2015.

A joia da coroa guairense foi a EMEF Francisco Gomes de Souza que atingiu a nota 7,0, no entanto todas as escolas municipais de 1º a 5º apresentaram aumento significativos nas notas, em média 8,3% de incremento no índice serve de parâmetro oficial do aproveitamento escolar na rede pública.

O Ideb é calculado partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

O MEC tem metas para cada uma das escolas e também para os municípios, estados e para a federação. Guaíra já tem desempenho superior à meta projetada para o ano de 2022, quando se espera que o país atinja o objetivo principal do MEC, que é todo o Brasil conquistar 6 pontos no Ideb da primeira etapa do ensino fundamental.

BRASIL – A “nota” da educação no Brasil continua ruim, principalmente no ensino médio, etapa que vai do 1º ao 3º ano (antigo colegial). O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2015 do ensino médio ficou em 3,7 – numa escala que vai de 0 a 10. A média esperada para a etapa do ensino era de 4,3.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente