Mostra Cultural de Artes Integradas Integrartes apresenta ”Meu Sonho É” em setembro

As apresentações que serão abertas ao público e com entrada gratuita vão ocorrer em Guaíra, Miguelópolis e Orlândia

Geral
Guaíra, 5 de setembro de 2019 - 15h58

Escolas públicas de Guaíra, Miguelópolis e Orlândia recebem neste mês de setembro a Mostra Cultural de Artes Integradas Integrartes, com o espetáculo ”Meu Sonho É”. Serão três apresentações ao todo, abertas ao público e com entrada gratuita. A Mostra é realizada pelo Centro de Desenvolvimento Social Arte pela Vida, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado de Cultura, com o apoio e parceria do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Os três dias de exibição são resultantes do trabalho realizado nas Oficinas de Artes Integradas abrangendo as modalidades de dança, teatro, música, literatura, artes plásticas e convivência social.

 

Processo Criativo

Transportando Sonhos. Essa frase deu origem ao nome da Mostra Cultural ”Meu Sonho é…” que traz uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Da arte que busca libertar-se das exigências da lógica e da razão a ir além da consciência cotidiana, para a expressão do mundo do inconsciente e dos sonhos.

A apresentação resulta do levantamento e registro dos sonhos reais dos alunos e da equipe de professores das Oficinas de Artes Integradas. ”Tudo começou com o laboratório de criação de vídeos feitos pelos professores. Os alunos demonstraram vivo interesse pelos vídeos e passaram a reconhecer que a identidade e sonhos dos professores contribuem na construção do espetáculo” conta a diretora Artística da Usina da Dança, Valéria Pazeto.

Relatando o processo de criação, Valéria conta que ”O espetáculo Sonhos, plástico e híbrido, foi criado a partir da metodologia multi-referencial que permeia integração, diversidade, colaboração, complexidade, arte educação, educação somática, inter e transdisciplinaridade, subjetividade e poética, mesclando habilidades técnicas sensíveis e criativas a partir das linguagens das artes: Música, artes plásticas e literatura e das artes da cena: Balé clássico, jazz, contemporâneo e teatro” afirma.

Ela lembra que o processo de criação foi feito de ”momentos ricos de união e escuta”. O caminho foi o pensar juntos somando habilidades de maneira lúdica, em uma vivência envolvente e encantadora.

 

Confira a Programação

 

  • Miguelópolis

Data – 04 de setembro às 14h30

Local – Escola Estadual Dr. Willian Amin | Avenida Leopoldo Carlos de Oliveira | Nº 353 – Bairro Vila Nova

 

  • Guaíra

Data – 11 de setembro às 14h30

Local – Escola Padre Mário Lano | Avenida Trinta e Um | Nº 1860

Data – 16 de setembro às 14h30

Local – Sogube | Rua Vinte e Seis | Nº 1756

 

  • Orlândia

Data – 13 de setembro, às 14h30

Local – Escola Professora Alcinea Gouvea de Freitas | Avenida Vinte | Nº 2506 – Bairro Júlio Bucci




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos