A ciência de mirar

Opinião
Guaíra, 7 de junho de 2020 - 12h13

Um dos hábitos trazidos por Stephen Covey no livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes é o “Comece com um objetivo em mente”.

Como disse no artigo anterior, milagre vem de mirare, que significa mirar. Portanto, para uma vida de realizações, é preciso saber escolher um objetivo, no que mirar.

Um dos versos da canção Pensamento, do Cidade Negra, diz que “sempre que para você chegar terá que atravessar a fronteira do pensar”.Portanto, a visão prévia de toda a realização está no que passa em nossas cabeças, em como pensamos, na qualidade desse pensamento e para qual local ou situação vamos direcionar (mirar).

Assim, para que tenhamos substanciais mudanças em nossas vidas, precisamos entender o processo da escolha. Até porque, ao escolhermos uma coisa, “desescolhemos” tantas outras.

Por isso, em essência, o começo não está em ter um objetivo em mente, mas na decisão de buscar uma vida melhor, seja lá o que for. A partir dessa ideia é que vamos passar pelo processo de escolher qual vida queremos ter.

Para entender melhor, vamos fazer o processo invertido:

Suponha já ter um objetivo definido. Agora, imagine que ele seja um ponto distante de sua vista. Quanto mais você o aproxima de seus olhos, mais detalhes aparecerão. Portanto, se aplicarmos um efeito zoom nele, veremos nuances, fases, processos, as partes integradas, fiadas, entrelaçadas,que levarãoao resultado final: o objetivo em si (fase final do processo).

Assim, para que possamos definir o nosso objetivo, precisamos entender como essa teia funciona. E ela é feita de ferramentas (físicas e/ou emocionais), energias, equipamentos (materiais e orgânicos), dentre outros. E tudo está dentro da nossa mente. Portanto, para que tenhamos sucesso, precisamos entender e aprender a como utilizar essa estrutura fantástica.

O próximo passo é organizá-la e programá-la para que possamos determinar o objetivo da vida que queremos. Para isso, algumas características são imprescindíveis. São elas: acreditar que mudanças são possíveis; entender a parte que lhe cabe; entender o processo de crenças;saber que tudo está regido por leis naturais (até as bruxas usavam livros, receitas – lembre-se disso!);  ter um compromisso com a verdade e adquirir o hábito de olhar para dentro de si. Aí, é hora de dar mais um zoom para  enxergaros processos dentro de cada uma dessas fases.

Entendido e preparado, a vida que você quer ter aparecerá claramente. Aí, sem que se perceba, seu objetivo de vida estará definido. É a fase final do processo.

Pense nisso, se quiser, é claro!

Prof. Me. Coltri Junior é palestrante, administrador de empresas, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos. Website: www.coltri.com.br – E-mail: [email protected] – facebook.com/coltrijr.

 


TAGS:

Coltri Junior

Professor Coltri Junior é palestrante, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente