Há fundamentos que, caso as pessoas possuam, indicam a boa conduta e englobam todas as demais, entre elas estão a paciência, a coragem, a castidade, a justiça e a veracidade.
Com a paciência, suportamos os maus tratos, somos tolerantes, seguindo as ordens de Deus, tendo perseverança e persistência em não desobedecer por aquilo que ocorre sobre nós ou para nós, de tudo que foi predestinado.
Essa paciência deve existir também com as adversidades como: mortes, percas, agressões, sabendo que tudo faz parte do destino, sejam bons ou ruins. Deus aprecia os que suportam as dificuldades, sejam elas doenças, pobreza, dívidas, tristezas, pois esta é uma vida de testes para ver quem melhor se comporta.
Outra característica é ter pudor e castidade, evitando a prática das obscenidades, sejam elas palavras, ações, atitudes, deixando a língua só falar o que agrada a Deus, apenas o que é agradável.
Devemos dizer apenas o que for bom, pois o demônio quer criar divergências daquilo que falamos para haver brigas, discussões e separações, onde não há qualquer ganho com isso.
Já a coragem faz as pessoas enfrentarem o orgulho com autocontrole, não sendo agressivo, com os impulsos. Sujeito fraco ou covarde não terá condições de ter essa virtude, pois se acontece algo que o irrita, ele briga, discuti, não sendo atitudes de quem possui a coragem.
O Profeta Muhamad SWS disse: Corajoso não é o que derruba os oponentes e sim quem controla sua fúria.
Há casos que a coragem, principalmente de quem é líder, exige ter pulso e rigor, sendo duro para manter a ordem e ter controle da situação, tendo personalidade quando for necessário, mesmo que desagrade alguém.
Justiça é que da o equilíbrio à pessoa, nas virtudes, atitudes, ações, adoração, em todos os sentidos, fazendo a pessoa não ser exagerado nem desleixado.
Deus diz no alcorão: Aqueles que quando fazem um dispêndio não exageram.
A veracidade em todas as circunstâncias, pois Deus pede que sejamos verídicos nas falas e atitudes. O Profeta SWS ensinava que dizer a verdade leva às boas práticas, e estas levam ao paraíso, até Deus registrar a pessoa como verídico. A mentira leva às atitudes ruins, às obscenidades e essas levam ao inferno e a pessoa é registrada entre os mentirosos.
Portanto, dizer a verdade tem seus frutos, em todos os campos, sendo uma pessoa tranquila, sossego da alma, leva à pratica do bem, atestado que está livre da hipocrisia, não há como ser fiel e mentiroso, onde ambos não andam juntos.
A veracidade assim deve ocorrer nas transações, sem se aproveitar e explorar os outros, com intenção de servir e ajudar .
Seguir assim essas qualidades faz a pessoa ter boa conduta, aprimora sua moral, é querida pelas pessoas e principalmente pelo Criador.