Polícia Militar de SP publica edital com 221 vagas disponíveis

Geral
Guaíra, 23 de setembro de 2017 - 09h44

As chances no concurso são para candidatos de nível médio e com idade entre 17 e 30 anos

Foi publicado no Diário Oficial desta última quinta-feira (21) o edital de abertura das inscrições do concurso da PM/SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo). A seleção é destinada ao preenchimento de 221 postos de aluno-oficial PM, para ambos os sexos.

Com o provimento do cargo, consequentemente ingressará no curso de formação de oficiais, no bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública. O bacharelado funcionará na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Para concorrer a uma das vagas é necessário possuir diploma de ensino médio, ter idade entre 17 e 30 anos e estatura mínima de 1,55m para as mulheres e 1,60 para os homens. A remuneração inicial para o cargo de aluno-oficial PM é de R$ 2.988,05.

As inscrições serão recebidas no período de 27 de setembro a 26 de outubro. A ficha de cadastro estará disponível na página eletrônica da banca organizadora do processo seletivo, a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br).

O valor da taxa de participação do concurso é de R$ 130 e o seu pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária até a data limite de 27 de outubro.

 

Provas

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será o exame de conhecimento, que será dividido em duas partes: prova objetiva e avaliação dissertativa.

A prova objetiva terá duração de quatro horas e será composta por 80 questões de múltipla escolha, sendo oito de história, cinco de filosofia, cinco de sociologia, oito de geografia, 28 de língua portuguesa e interpretação de texto, seis de língua inglesa ou espanhola, 10 de matemática, cinco de noções de administração pública e cinco de noções básicas de informática.

Já a prova dissertativa terá duração de duas horas e contará com uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.

As provas objetiva e dissertativa serão aplicadas no dia 19 de novembro, em horários distintos, nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

O concurso da PM/SP ainda será constituído das seguintes etapas: exames de aptidão física; exames de saúde; exames psicológicos; avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.

 

PM/SP abrirá mais 2.200 vagas de soldado

Com a publicação do edital de abertura de inscrições do concurso público para 221 vagas para ingresso no curso de oficiais da PM de Barro Branco, a PM/SP agora concentra esforços na liberação do seu próximo edital, que será para o preenchimento de nada menos do que 2.200 vagas para soldado, autorizadas pelo governador Geraldo Alckmin junto com o concurso de oficiais, em 26 de julho.

De acordo com responsáveis pelo setor de recrutamento e seleção, o documento aguarda apenas um sinal verde por parte da Unidade Central de Recursos Humanos do governo e posterior autorização do comando geral para que seja liberado, o que está previsto para ocorrer já nos próximos dias, ainda em setembro ou, no mais tardar, início de outubro.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente