Sebrae-SP lança iniciativa para candidatos a prefeito apoiarem os pequenos negócios

Agora
Guaíra, 27 de agosto de 2016 - 08h05

 Entidade busca o compromisso formal dos políticos com a adoção de medidas favoráveis ao empreendedorismo após eleitos

Colocar o empreendedorismo como tema na campanha eleitoral deste ano e ter dos candidatos a prefeito o comprometimento com o apoio aos pequenos negócios. Esses são os objetivos do Sebrae-SP em uma nova iniciativa que pretende mobilizar os candidatos dos 645 municípios do Estado a assinarem um termo de compromisso com a adoção de ações voltadas ao empreendedorismo após eleitos. Os postulantes às prefeituras poderão ir a um escritório regional do Sebrae-SP para firmarem a adesão à proposta ou assinar o documento online.

A iniciativa conta também com o lançamento do Guia para o Candidato Empreendedor, publicação do Sebrae-SP que reúne informações completas sobre a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) na economia, e serve como base para os candidatos conhecerem, de forma detalhada, as vantagens de adotar políticas em prol dos pequenos negócios no município. O material está disponível nas versões impressa e digital, no endereço: candidatoempreendedor.sebraesp.com.br.

As MPEs são peças fundamentais para o desenvolvimento de qualquer município, pois são 99% do total de empresas existentes no Estado de São Paulo, respondem por 48% dos empregos com carteira assinada e 37% da folha salarial. Além disso, representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Com políticas de apoio às MPEs, o município: aumenta a criação de postos de trabalho e do surgimento de mais empresas locais; estimula a circulação e fixação da riqueza na localidade; melhora a distribuição de renda e da qualidade de vida da população local; eleva a arrecadação mediante geração de impostos e taxas; fortalece os programas sociais.

O prefeito pode dar suporte aos pequenos negócios de várias formas: Designar Agentes de Desenvolvimento; Inserir o tema educação empreendedora no currículo da rede municipal de ensino fundamental; Implementar a Redesimples; Disponibilizar espaço público para atendimento ao empreendedor; Promover o uso do poder de compras do município e o desenvolvimento de novos mercados em benefício às MPEs; Fortalecer a agricultura familiar; e Regulamentar e implementar o tratamento diferenciado às MPEs

Mais importante que regulamentar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, por meio de Projeto de Lei encaminhado e aprovado pela Câmara Municipal, o prefeito deve transformar seus benefícios em realidade, tirando-os do papel em favor dos pequenos negócios. Dessa forma será possível facilitar a vida dos donos de MPEs, reduzindo a burocracia e os custos de abertura e manutenção de pequenos negócios e ampliando suas oportunidades.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Agora
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente