A Usina Açucareira Guaíra foi classificada como uma das 10 melhores empresas produtoras de cana-de-açúcar do Centro Sul do Brasil na safra 2019/20, sendo eleita a melhor da região de Ribeirão Preto. A escolha foi feita através do índice IDEA, do Grupo IDEA, especializado no setor de sucroenergia, que se tornou uma das principais consultorias agrícolas especializadas em cana do país e organizadora dos melhores eventos técnicos do setor.
Os cálculos para o índice julgam a idade média dos canaviais, e não a Cana Bis. Além disso, considera-se a produtividade agrícola da safra, ou seja, o TCH (tonelada de cana por hectare) na cana própria e o teor médio de ATR (açúcar teórico recuperável) desta cana.
“O prêmio é resultado do esforço e dedicação de cada colaborador da empresa na realização de suas atividades diárias, tendo em vista um objetivo comum, isso torna possível atingir excelentes índices produtivos mantendo a sustentabilidade e viabilidade do nosso negócio”, comemora o diretor agrícola da Usina Guaíra, Gustavo Villa Gomes.
Dessa maneira, a UAG será homenageada com a premiação “Campeã de Produtividade Safra 2019/20”, durante a 22º edição do Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, que acontece nos dias 01 e 02 de abril, em Ribeirão Preto, no Taiwan Centro de Eventos, reunindo usinas de diferentes regiões do país para concorrerem à campeã de produtividade da safra do ano em que participam.
Seminário
Ao longo dessa jornada, pode-se dizer que o Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar é o maior e mais qualificado do mundo para tratar sobre mecanização canavieira. O Meca, como é carinhosamente chamado, recebe desde a década de 1990, participantes e palestrantes nacionais e internacionais. A curadoria de palestras leva em conta a tecnicidade dos palestrantes, que representam as principais usinas e empresas do setor sucroenergético.
Os cerca de 600 participantes que o evento recebe anualmente, advindos de diversos estados brasileiros, Austrália, Estados Unidos e de países produtores de cana da América Latina, vêm em busca de conhecimento técnico e casos de sucesso que lhes sirvam de benchmarking na prática da produção canavieira.
As grandes empresas do setor sucroenergético também marcam presença no evento, com máquinas e equipamentos em exposição, o que proporciona aos participantes o contato tangível com as soluções, novidades e lançamentos.
Em 2019, 12 usinas ocuparam as posições no ranking de classificação de produtividade agrícola feito pelo Grupo IDEA. A vencedora da safra 2018/19 foi a Bevap, conquistando o primeiro lugar em produtividade do Brasil e representando a região de Minas Gerais.
O prêmio, que é almejado pelas usinas de todo o Brasil, serve como incentivo a todos os funcionários envolvidos na produção canavieira.