

Outro estudo, publicado na Early Childhood Education Journal, aponta que brincadeiras na natureza, com elementos como lama, aprimoram habilidades de resolução de problemas e aumentam o senso de independência. Esses achados reforçam a importância de permitir que as crianças explorem o ambiente de forma espontânea, promovendo uma infância mais saudável e equilibrada. Porém, em um mundo cada vez mais urbanizado e digital, muitas vezes essas práticas ficam restritas às atividades escolares.
Inserida em um amplo espaço verde de 161 mil metros quadrados em Foz do Iguaçu (PR), onde os alunos estudam e convivem com plantas e animais, o Colégio Semeador inclui brincadeiras na lama nas atividades das crianças, promovendo o contato direto com a natureza e estimulando a aprendizagem. Para a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do colégio, Elisangela Schulz, essas atividades vão além da diversão e contribuem para o desenvolvimento sensorial, motor e social dos alunos. “O contato com ambientes externos ajuda a desenvolver habilidades essenciais. Além de estimular a criatividade e a resolução de problemas, e proporcionar uma interação única com a natureza, as atividades na lama também enriquecem o entendimento de temas como ecologia e biologia, vivenciados de forma concreta e envolvente”, destaca.
Para a médica pediatra do Departamento de Saúde Escolar dos colégios da Rede Positivo, Andrea Dambroski, além de contribuir para a criatividade e para o desenvolvimento da coordenação motora, brincadeiras na lama podem trazer benefícios para o sistema imunológico das crianças. “Por meio do estímulo do fluxo sanguíneo e do contato com bactérias presentes na natureza, a tendência é diminuir o risco de alergias e doenças autoimunes”, explica.
Resgate da infância
Segundo Elisangela, a iniciativa também responde a uma sociedade “excessivamente avessa ao risco”, que pode limitar o pleno desenvolvimento infantil. “Notamos que, quando as crianças são constantemente protegidas de qualquer sujeira ou desconforto, elas têm menos oportunidades de aprender de forma independente e espontânea. Brincar com a lama resgata essa liberdade e traz ganhos cognitivos e emocionais importantes na infância”, ressalta.
Para garantir a segurança e o conforto, o colégio organiza as atividades em um espaço adequado e com supervisão constante. As crianças vestem roupas específicas para brincar na lama e contam com um local para higiene e troca de roupa ao final das atividades. As famílias são informadas previamente sobre a proposta, e a resposta tem sido muito positiva. “Os pais perceberam o entusiasmo das crianças ao vivenciarem essas atividades. Eles compreenderam o valor da experiência e a importância de permitir que seus filhos tenham uma infância rica em exploração e descobertas”, informa a educadora.
Ela também incentiva outras escolas e famílias a seguirem o exemplo. “O sorriso no rosto dos alunos é impagável e mostra o quanto essa abordagem é enriquecedora para o desenvolvimento deles”, conclui.

