
A campanha faz parte do rol de ações em favor do meio ambiente, como parte dos avanços rumo à Agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas, para um Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental Sustentável, capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Durante este mês, a fiscalização verificou que em cinco anos de campanha, 2.932 imóveis cumpriram com a exigência das leis, efetuaram o plantio de árvore na calçada, e como alguns plantaram até mais de uma árvore, este número por certo ultrapassou a marca de 3.300 novas árvores plantadas por particulares nas calçadas da cidade. Foram 132 endereços somente nos últimos quatro meses.
Agora, apenas 947 endereços seguem sendo monitorados e podem ser autuados caso não possuam o Habite-se ou certidão equivalente, conforme determina o Código de Obras, conjuntamente com a Lei de Arborização.
Outros imóveis, por possuírem o Habite-se, ou largura da calçada inferior a 1,5 m, ou distância de esquina, postes de iluminação, garagem, bueiros e mobiliários incompatíveis ao plantio, ou construídos anterior às leis, o plantio é facultativo e sem risco de multas.
O departamento recomenda o não plantio de pinheiro, coqueiro e palmeira, por não atenderem aos objetivos da lei. A prefeitura realiza a doação de mudas apropriadas para as calçadas, árvores com copa, que não danifiquem o passeio público e não prejudiquem a estrutura do imóvel ou tubulações de água e esgoto; as mudas podem ser retiradas gratuitamente no Viveiro Municipal (antigo matadouro), localizado no Anel Viário “Julio Rubim”, saída do bairro Vivendas do Bom Jardim.
A seguir, seis dos motivos para se plantar uma árvore: É ar condicionado natural – Regula a temperatura e o clima do nosso planeta; Protetora natural – Faz sombra e protege contra ventos e poluição sonora; Preserva a fauna – Habitat natural, é a fonte de abrigo e alimento de animais; Reduz a contaminação – As folhas retêm partículas de pó, filtrando o ar que respiramos; Ciclo de água – As raízes retêm a água da chuva, evitando secas e inundações; Protegem o solo – Evitam a erosão e o desgaste dos solos.
Para saber mais sobre posturas municipais ligue 17.3331.5865 – ramal 202, envie mensagem para o e-mail: posturas@guaira.sp.gov.br ou pessoalmente no Ganha Tempo “Antonio de Jesus Marques”, localizado na Rua 8 nº 221 Centro, das 08h30 às 16h30.

