O engajamento pode ser entendido como o ato ou efeito de engajar. O termo é encontrado em situações diversas, e frequentemente utilizado no marketing digital como o resultado das interações que acontecem nas redes sociais (curtidas, comentários e compartilhamentos). Até , no ambiente corporativo, o engajamento representa a ligação afetiva do colaborador com a empresa.
Mas quando o “empenho em uma causa” é discutir , cuidar, propor alguma coisa em relação a sua cidade, seu bairro ou mesmo a sua rua, conseguir o mesmo engajamento não é tarefa fácil.
Temos por exemplo em nossa cidade conselhos como o Concidade, o Comdema, o da Saúde entre outros, que tem como principal função, ser a ponte entre o governo e a sociedade civil organizada. Conselhos onde independente de partidos, religião ou qualquer outro tipo de associação ao qual se esteja inserido, busca-se como prioridade, discutir as demandas da cidade, propondo e buscando de forma compartilhada, melhorar o local onde moramos, mas que infelizmente o número de participantes ainda está longe do ideal.
Podemos citar também a depredação de ambientes públicos como banheiros, praças e outros equipamentos que são deliberadamente vandalizados por pessoas que não tem nenhuma noção que o dinheiro gasto para restaurar e consertar, sai do nosso próprio bolso, e que poderia estar sendo aplicado para gerar outros benefícios.
Temos a responsabilidade de transformar a cidade num lugar cada vez melhor, é hora de assumirmos este protagonismo, muitas vezes relegados a terceiros. Como a palavra sempre tem que vir acompanhada de uma ação, participar e buscar onde podemos contribuir com nossa cidade, pode ser um bom começo e todo mecanismo criado para induzir esta participação será bem vindo.