Até nas comandas

Editorial
Guaíra, 9 de julho de 2016 - 08h12

Por aqui, na nossa cidade e região, aquele pedacinho de papel que os bares (e afins) usam para marcar o que foi pedido pelos clientes, tem o nome de “comanda”, que registra o movimento das mesas. Mas os mineiros, principalmente de Belo Horizonte, resolveram inovar em seu estabelecimento comercial.

Desde a semana passada, os cerca de 300 frequentadores diários do Café Kahlúa, no centro de BH, recebem as comandas do estabelecimento com a frase “Fora, Temer”. O proprietário, Ruimar Oliveira, 48, está fazendo um novo carimbo que também vai usar. A frase agora vai ser “Volta, querida”.

“Não sou eu que estou me manifestando. É o café, o estabelecimento”, diz. “Não é nada comercial. Não é esse o interesse. Mas vamos ter um ambiente melhor no café, que é frequentado por pessoas mais críticas. O carimbo expressa a insatisfação dos clientes da cafeteria com o atual governo.”

Embora tenha votado em Dilma Rousseff e em Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas quatro eleições presidenciais, Oliveira diz que não exerce militância partidária e que jamais foi filiado a qualquer legenda. “Não sou petista. Nunca me filiei a partido nenhum. Sou somente crítico do atual governo”, diz.

Em quase uma semana, só um cliente reclamou e disse que não voltava. A estudante de engenharia metalúrgica da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) de 22 anos, ficou sabendo da iniciativa do café e foi até o estabelecimento. “Ouvi falar do carimbo e vim conhecer. É legal ter um lugar para frequentar que tem gente que pensa igual à gente. Pessoas que têm o mesmo ideal”, afirma ela que, embora não seja filiada a partidos, tem uma posição política clara: “Não sou petista, nem de partido nenhum”.

Assim, cada um tem o seu jeito particular de expressar o seu pensamento. Isto é Democracia.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente