Caramujos, mosquitos e afins!

Editorial
Guaíra, 16 de janeiro de 2016 - 17h22

Em uma metáfora simples, quando deixamos de limpar nossa casa, arrumar a cozinha, lavar o quintal, em pouco tempo esta casa dá sinais de abandono com a sujeira proliferando por todos os cantos.

Assim, não adianta transferir a culpa pela sujeira da NOSSA casa para a administração pública… Se cada um de nós cuidássemos do nosso “quadrado”, em pouco tempo também acabaríamos com baratas, ratos, caramujos, escorpiões e fins.

Acontece que também os terrenos imundos e com matos altos devem ser responsabilidade de seus proprietários! Não adianta telefonar nas rádios e clamar por ajuda do poder público! Claro que ele tem sua parcela de contribuição, mas se o cidadão convocar os vizinhos e fazer um mutirão de limpeza no seu quarteirão e esta atitude for repetida, estaremos contribuindo para a erradicação dos nascedouros de pragas!

Guaíra está infestada de caramujo gigante africano que é o vetor mais frequente da doença da meningite no país. Eles  ingerem fezes de roedores contaminados. Ao se locomoverem, liberam um muco contaminado que pode infectar humanos por meio de legumes, frutas e verduras mal lavados. O molusco, além de causar doenças como a meningite é responsável por prejuízos na agricultura.

Para destruí-los, coloca-se os moluscos encontrados em um balde com água e bastante sal de cozinha (NaCl), até eles que parem de se mexer. Depois, quebrar as conchas para que a água da chuva não fique nelas e depois enterrar ou colocar no lixo.

Não há predador para estes caramujos. Há a necessidade da mão do homem para exterminá-los.

Para “acabar” com o mosquito da Dengue também é preciso limpeza! Assim, acabando com as baratas, fatalmente acaba-se com os escorpiões pois estes se alimentam delas.

Parece que a higiene e limpeza são os antídotos mais eficazes para acabar com as pragas que proliferam em nossa cidade. Então, mãos à obra!!!!

 

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente