Começa hoje

Editorial
Guaíra, 27 de setembro de 2020 - 13h42

Segundo o calendário eleitoral, a partir de hoje os partidos políticos estão aptos para começaram a fazer as suas campanhas políticas.

Este ano vai ser corrido! Com pouco tempo para demonstrar e debater  a sua plataforma de governo, os candidatos se vêem alijados das carreatas, dos comícios, dos arrastões, de modo que a criatividade vai ter que dar lugar àquelas propagandas tradicionais.

O que vai valer – mais uma vez – são os jornais sérios, com experiências e a rede social.

Por enquanto, por aqui, hoje, três candidatos aparecem registrados no site do TSE: o partido do candidato Claudio Armani, da candidata Doutora Bia e do atual prefeito José Eduardo. José Carlos Soares ainda não aparecia no portal até o fechamento dessa edição (sexta, 25). A bem da verdade isto não quer dizer nada, porque eles têm tempo para fazê-lo e assim se posicionar dentro da legalidade para fazer as suas campanhas.

O guairense está atento aos movimentos dos candidatos! Como é uma eleição eminentemente municipal, pouco vão se interessar ao que se passa ao largo do nosso município.

Nossos olhos estarão voltados para TODOS os candidatos, tanto ao cargo majoritário quanto aos postulantes a uma cadeira na Casa de Leis.  Todos os cargos são de suma importância.

O que se espera dessa campanha?

Nada mais nada menos do que: Educação, Ética, Decoro, Verdades e todas as atitudes afins de uma boa Compostura. Neste ínterim, temos que redobrar cuidados com as “fake news”, cabe também ao eleitor ponderar sobre o que falar, replicar e triplicar, nas redes sociais, notícias e insinuações falsas.

É muito fácil saber quando a informação não procede e qual desses conhecimentos passam longe da verdade. Quem vota já tem consciência suficiente para separar os joios dos trigos, mesmo que eles se pareçam muito, mas os olhos mais atentos saberão que aquela notícia não passa de um boato para desconstruir este ou aquele candidato.

Nestas ocasiões, aparecem os famosos “aviõezinhos” que nada mais são do que fofocas, balelas, falácias, que têm como objetivo passar de boca em boca uma informação falsa para desestabilizar o eleitor que ainda não está muito firme no propósito do seu voto.

Já vimos este fenômeno acontecer  em outras eleições. Inverdades foram alardeadas, até em jornais feitos às vésperas das eleições, apenas com este desígnio: de desestabilizar os eleitores e fazê-los mudar seu voto de última hora.

Estamos esperando uma campanha limpa, honesta, como são as intenções dos candidatos. 

 


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente