INDICADO É REPRESENTANTE DE QUEM?

Editorial
Guaíra, 3 de agosto de 2022 - 11h01

Neste país louco, tudo é muito complicado. O representante não presta contas ao representado, mas o representado presta contas ao representante. Experimente você como representante pagar um tributo e, sem querer, errar o código do tributo, com certeza passará  o resto da vida tentando consertar esse erro. E quando um representante erra? O que acontece?

 

Nossa Constituição de 88, também chamada de carta cidadã, estabelece em seu Art. 1º, Parágrafo Único “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou DIRETAMENTE, nos termos desta Constituição”. Mas há algo que gera dúvidas e até um certo constrangimento nessa delegação de poder, pois você, pela cidadania plena (soberania popular) é o verdadeiro, único e real mandatário desta procuração daqueles que ajudou a eleger, mas também é aquele que não tem ferramenta alguma para reaver este mandato, de expulsá-los e de cassá-los.

 

Será que temos mesmo este poder ou seria apenas uma forma de iludir, ludibriar ou enganar,  por vezes nos colocando em uma matrix, para tentar esconder uma realidade dura,  que pôr e não depor, não resulta em poder nenhum ou nenhum poder. O povo põe; mas não depõe! logo, não tem poder! E o que dizer daqueles que nos representam que chancelam indicações ,mas não exercem o poder de voltar atrás de uma escolha errada, por medo, interesse ou mesmo comodismo? Permitindo por vezes que indicados passem a ter mais poder do que aqueles que foram eleitos para representar milhões de pessoas.Absurdo, loucura ou será  um sistema feito para o sistema.

 

Seja como for, talvez “o sistema” guarde a sete chaves,  outro mecanismo, além do voto, que nos permita exercer esta ruptura “contratual”, com alguém que descumpra o propósito firmado em campanha. Pois assim seria possível exigir com mais eficácia daqueles que nos representam, um maior controle de abusos de pessoas que extrapolam suas prerrogativas, para atingir  benefícios pessoais e não coletivos.Se alguém conhece o caminho, a hora de apresentá-lo a todos, sem dúvida, é agora.

 

E enquanto a solução não chega para desvendar o que o texto constitucional quis dizer com exercer o poder “DIRETAMENTE”... , vote com sabedoria, e mostre a todos o  tamanho da sua indignação com as arbitrariedades cometidas por aqueles que não nos representam.Isso com certeza irá ajudar, e muito!!

 


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente