Só falta o Zika Vírus!

Editorial
Guaíra, 19 de janeiro de 2016 - 17h48

Estamos vivendo uma volta ao passado! Estamos revivendo a saga que o médico sanitarista Oswando Cruz viveu nos idos anos de 1900, quando chegou da Europa onde completou seus estudos no Instituto Pasteur, em Paris.

Ao combater a febre amarela, naquela época, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas. Grande parte dos médicos e da população acreditava que a doença se transmitia pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes. No entanto, Oswaldo Cruz acreditava em uma nova teoria: o transmissor da febre amarela era um mosquito. Assim, suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram casas, jardins, quintais e ruas para eliminar focos de insetos. Sua atuação provocou violenta reação popular.

Naquela época promoveu-se uma verdadeira batalha contra o mosquito.

É disso que precisamos agora: não procurar culpados, mas nos unirmos contra o mosquito transmissor e não há um só adulto e uma só criança que não saibam que é necessário arrasar com os nascedouros do pernilongo. A divulgação já se fez ampla, então, a hora é agora!

Já tivemos infestação de caramujos africanos gigantes, de escorpiões, de baratas, ratos e com certeza teremos a visita inoportuna de rãs e pererecas em consequência do clima úmido  que estamos vivendo que propicia o aparecimento delas.

Infelizmente espera-se sempre que O OUTRO faça o serviço que é de todos nós! Não adianta fazer o jogo do empurra-empurra e deixar para a administração pública uma tarefa de limpeza que é de responsabilidade da comunidade.

Se há terrenos sem manutenção e poda de matos, a omissão é de seu proprietário! Se há quintais com entulhos capazes de armazenar água para a proliferação do pernilongo, a omissão é de quem reside no local.

Se é guerra contra o mosquito, contra a Dengue, contra a Chikungunya, contra o Zika vírus (responsável por uma geração de crianças doentes) não adianta procurar culpados longe daqui: somos todos nós parte dessa infestação!

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente