UM DIA NO MUSEU

Editorial
Guaíra, 13 de março de 2023 - 09h47

Você já deve ter ouvido falar ou mesmo assistido o filme  “Uma Noite no Museu” (108 min).uma  aventura cômica de um segurança sonhador (Ben Stiller) que aceita trabalhar no turno da madrugada no Museu de História Natural de Nova York.

Durante seu trabalho, porém, coisas estranhas começam a acontecer maias, gladiadores romanos e cowboys saem de suas maquetes e travam batalhas épicas. Em sua busca por fogo, um neandertal queima sua vitrine; Átila, O Huno começa a pilhar a sua ala do museu e um Tiranossauro lembra, a todos, os motivos pelos quais ele é considerado o maior predador de todos os tempos. Em meio ao caos, a única pessoa que pode ajudar o segurança é a figura de cera do presidente Teddy Roosevelt (Robin Williams), que como os demais também ganhou vida.

Podemos dizer que visitar um museu é quase isso, uma verdadeira aventura pela história e personagens que viveram e ajudaram a construir a Guaíra que conhecemos hoje. Prefeitos, demandas da época, a construção da ponte Guaira-Barretos, a chegada do asfalto,as famílias que ajudaram a fundar a cidade, entre outras coisas, tudo nos leva a uma verdadeira viagem no túnel do tempo.

A frase “Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la” é uma citação frequentemente atribuída ao filósofo, político e escritor irlandês Edmund Burke. Essa frase destaca a importância de conhecer e aprender com os eventos passados para evitar cometer os mesmos erros no futuro. A ideia por trás dessa citação é que sem um conhecimento adequado da História, as pessoas estão mais propensas a cometer os mesmos erros, ignorar os sinais de alerta e agir de maneira imprudente e insensata. 

O Museu Municipal Maria Carolina Alves Lellis tem buscado ações para aumentar a visitação pública com a nítida intenção de aproximar a população e o setor de Cultura, e assim promover um resgate da nossa história e das nossas raízes.A comunidade precisa  valorizar e preservar seu patrimônio histórico e cultural, e o museu pode ser um excelente ponto de partida para essa conscientização. 

 


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente