Em outubro, Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento completa 10 anos

A Biblioteca Comunitária foi e será palco de grandes eventos comunitários, de Feiras de Livro, de encontro com escritores, de fóruns com educadores. É um espaço com um papel social marcante e definitivo

Cidade
Guaíra, 20 de outubro de 2021 - 09h25

Em 17 de outubro de 2011, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça abriu as portas da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. Toda a comunidade de Guaíra passou a contar com um importante equipamento cultural responsável por oferecer acesso aos livros a toda uma geração.

Em dez anos, a Biblioteca tem muitas histórias para contar. Histórias de crianças que se apaixonaram pela leitura, quando ainda nem alcançavam direito a altura das prateleiras. Histórias de famílias que passaram a frequentar a Biblioteca. Histórias de pessoas que optaram por determinado caminho pessoal ou profissional inspiradas e incentivadas pelos livros da Biblioteca. Histórias de contações de histórias. E, mais recentemente, histórias de adaptação e de construir uma nova possível realidade, mantendo os serviços de empréstimos para atender a milhares de estudantes distantes das escolas devido à Pandemia de Covid.

A Biblioteca Comunitária foi e será palco de grandes eventos comunitários, de Feiras de Livro, de encontro com escritores, de fóruns com educadores. É um espaço com um papel social marcante e definitivo. Um ambiente agregador, acolhedor e múltiplo. Cada prateleira guarda a digital de esperanças e sonhos dos alunos do IORM, de suas famílias e da comunidade, que já representa mais da metade do seu público leitor. Bibliotecas fazem falta à vida do país e das pessoas. E temos a nossa, comunitária. 

Ainda uma menina de 10 anos, o espaço seguirá vida afora cumprindo uma linda missão  para a qual nasceu: aproximar pessoas e livros. “Nós do IORM trabalhamos muito para equipar e manter a Biblioteca e desejamos ainda mais proximidade entre leitores e livros”, destaca a Coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

 Números

Nos três últimos meses, 14 novos leitores associaram-se à Biblioteca, totalizando 2.048 leitores associados. Desde a fundação da Biblioteca, foram realizados 18.814 empréstimos, sendo  255 no mês de setembro. O acervo atual da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento é de 5.542 livros, tendo sido incorporadas 26 obras no mês de setembro; 14 em agosto e 28 em julho.

 Os livros mais retirados em setembro: Turma da Mônica, Mauricio de Sousa; Chapeuzinho Vermelho; Dinossauro; Para mudar o mundo, Patrícia Secco Engel.

 E os quatro maiores leitores do mês: Laura Faleiros Correa Moraes; Melyssa Dantas Leonel Mendonça; Ana Carolina Leoceni Trindade; Gabriel Roberto Katsuoka.                              

 

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente