IORM iniciou distribuição de computadores para alunos dos projetos em Orlândia

O Projeto Conexão é Educação – Internet para Todos vai garantir a distribuição de computadores com acesso à internet a todos os alunos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. A distribuição já aconteceu  nos núcleos de Miguelópolis e Ipuã. Depois dos alunos de Orlândia, os de Guaíra serão os últimos beneficiados pela ação.

Cidade
Guaíra, 3 de dezembro de 2021 - 09h34

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, já  iniciou a distribuição dos computadores com acesso à internet para os alunos do núcleo do Instituto  em Orlândia, na terceira semana de novembro com a entrega de dez das 110 máquinas previstas para a cidade.

A iniciativa é parte do Projeto Conexão é Educação – Internet para Todos que visa assegurar o acesso à internet para crianças, adolescentes e jovens assistidos pelo Instituto nos núcleos de quatro cidades.

Os primeiros alunos beneficiados pela ação foram do núcleo do IORM em Miguelópolis, no mês de setembro. Ao todo, foram distribuídos 81 computadores para 85 alunos dos projetos desenvolvidos pelo Instituto no município. Além das máquinas, o IORM dotou de acesso à internet a famílias que não tinham condições de contratação desse serviço.

A segunda cidade a receber a ação foi Ipuã, a partir do mês de outubro. Os 47 computadores com acesso à internet beneficiaram 60 alunos do Instituto. Já o acesso à internet será garantido apenas a famílias sem condições de custear esse serviço. 

A diferença entre o número de máquinas e de crianças deve-se ao fato de que há irmãos que participam do Projeto e, nesse caso, o IORM entrega um computador para cada casa. O computador instalado é composto por CPU, monitor, microfone, câmera e já terá instalado o Pacote Office e o jogo eletrônico educativo Minecraft Education.

A Campanha Conexão é Educação – Internet para Todos  foi um dos maiores esforços já empreendidos pelo Instituto e é o resultado de uma ampla mobilização realizada pelo IORM junto a grandes empresas. O Instituto recebeu a doação de cerca de US$ 100 mil do Airbnb, de 262 computadores do Banco Itaú Unibanco. Esses equipamentos receberam atualizações e acessórios. As empresas FAARO, Colorado Máquinas e Colorado Equipamentos doaram recursos e tempo de especialistas em informática para adequação das máquinas com os recursos necessários para a utilização. No total dezenas de outras empresas fizeram doações que permitiram alcançar o objetivo proposto.

A expectativa é da entrega de 110 computadores com acesso à internet em Orlândia, beneficiando um total de 120 alunos do IORM.

“A Pandemia tornou mais aguda a questão da inclusão digital. Ficou flagrante o grande desnível entre alunos que possuíam ou não acesso à internet para que pudessem levar adiante a rotina escolar e também participar das aulas remotas que o IORM passou a oferecer durante o período e distanciamento social. Esta é uma importante ação para a inclusão digital de nossos alunos. A partir de agora eles terão acesso à tecnologia e às aulas das escolas e também do IORM.”, afirma a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

O momento de entrega das máquinas nas casas das famílias dos alunos é marcante. Para a grande maioria, essa é a única oportunidade de seus filhos terem o seu computador para as aulas, as lições de casa, pesquisas e para acompanhamento dos conteúdos dos projetos do IORM. Por isso, é tão emocionante acompanhar a distribuição dos computadores.

“Nossa equipe faz a instalação de cada computador e orienta cada aluno no primeiro acesso, para que tudo funcione perfeitamente. Pensamos e executamos cada detalhe para que esse Projeto traga como resultado a democratização do acesso à educação, à cultura, às artes. Assim, caminhamos lado a lado com as famílias e a escola”, ressalta o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente