Jornalista por um dia: projeto envolve alunos do Mario Lano com o Jornal O Guaíra

Em uma das etapas do projeto, os alunos da quarta série C da unidade escolar criaram entrevistas, por vídeo ou escrita, com perguntas relacionadas à pandemia do novo coronavírus

Entrevistas
Guaíra, 1 de agosto de 2020 - 22h30

O Jornal O Guaíra, em parceria com a escola Padre Lano, criou o projeto “Jornalista por um Dia”, com o intuito de buscar “jornalistas mirins” e incentivar o jornalismo ético e comprometido no município.

Professora Maria do Carmo Dias Lelis (TIA CARMINHA)

A iniciativa ocorreu entre 27 a 31 de julho, sob coordenação da professora Maria do Carmo Dias Lelis e apoio da diretora do colégio, Geisa e a coordenadora Luma.

Em uma das etapas do projeto, os alunos da quarta série C da unidade escolar criaram perguntas à redação do O Guaíra, referentes ao mundo jornalístico. A criatividade e a vontade de aprender sobre o tema surpreenderam a equipe do jornal. “As perguntas abordaram desde a criação de pautas, a entrevistas mais impactantes, os motivos de sermos jornalistas, os desafios da profissão, entre outras. Ficamos maravilhados com o interesse desses pré-adolescentes e do quanto eles absorveram o projeto”, disse o diretor do O Guaíra, Lincoln Ribeiro.

Em outra fase, os estudantes deveriam ser repórter por um dia, utilizando como ferramenta a escrita ou vídeo, e entrevistar uma pessoa sobre os desafios da pandemia e como a família está enfrentando o isolamento social. Eles entrevistaram seus familiares dentro de casa, ou através de chamadas em vídeo e mostraram o quanto são desenvoltos e inteirados com as tecnologias e os assuntos atuais. “Tão jovens e já tão comprometidos com os desafios repassados a eles. Pudemos perceber, desde a postura para o vídeo, e até mesmo a maneira de fazer as perguntas, que poderemos ter grandes jornalistas no futuro de Guaíra. Esses alunos surpreenderam a equipe do jornal e esperamos contar com a presença deles, em um futuro próximo, se assim Deus permitir que esta folha continue levando informações para a comunidade guairense”, destacou Izildinha Lacativa, proprietária do jornal.

Agora, o Grupo Vicente Lacativa está com a proposta de criar “O Guairinha”, com a participação completa destes jornalistas mirins. “Queremos a presença desses jovens no jornalismo guairense. Eles estão de parabéns por toda a dedicação e comprometimento, assim como a diretoria do Padre Mario Lano e, em especial, a professora Carminha, que buscou formas e motivas seus alunos, mesmo de maneira online, a envolver a família no projeto escolar”, finalizou Lincoln.

 


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Entrevistas
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente