A mídia para as organizações

Opinião
Guaíra, 3 de setembro de 2019 - 09h46

Infelizmente no Brasil, grande parte das empresas, principalmente as micro e pequenas, não fazem publicidade como deveria ser. Muitas vezes, o fator principal é não entender o que é o marketing, nem ter uma mínima estrutura que ele seja.

Publicidade é um dos componentes do marketing, que envolve também, basicamente, os produtos que a empresa oferece, a praça (onde entregar, a logística etc.) e o preço, tudo estrategicamente organizado. Para que um negócio tenha sucesso é necessário, obviamente, ter clientes (pessoas que necessitam da solução que sua empresa tem). Para tê-lo, é preciso sair das quatro paredes, ou da estrutura interna de códigos do seu site, no caso do e-commerce.

Assim, a mídia funciona como um canal de exposição dessa solução oferecida. É ela que amplia a visibilidade do negócio, exatamente por levar conteúdo a um público do qual o empresário não tem acesso. Funciona mais ou menos assim: o canal cria um conteúdo de interesse de certo público. As pessoas pertencentes a ele se ligam e assistem, ou acessam esse conteúdo. Isso tem um custo para a empresa de mídia. Ela, por também ser um negócio, precisa pagar suas contas e ter lucro. Então, abre espaços publicitários para que as organizações sejam vistas por esse público que ela atinge. Cria-se, dessa forma, uma estrutura onde a empresa de mídia trabalha para o consumidor (audiência), que compra do anunciante, que usa a empresa de mídia para ser vista pelo seu público e divulgar os seus produtos.

É interessante que esse modelo de negócios vem se sofisticando e gerando novos formatos. A internet, por exemplo, é o espaço que mais cresceu em 2018 na aplicação de verbas publicitárias, aumentando 19% em relação ao ano anterior.

Um dado interessante, muitas vezes não percebido, é que as mídias tradicionais, como rádio, jornais, revistas e TV, podem utilizar a internet como meio complementativo de seus canais (muitas rádios e TV’s, por exemplo, fazem parte de sua programação ao vivo, pelo Facebook, Youtube, ou mesmo pelo seu portal). Quem não detém esses meios, fica restrito apenas ao meio digital.

Dentro de todo esse contexto, Phillip Kotler, considerado o Papa do Marketing, diz que, mesmo com todo esse contexto de canais de mídia, a grande dificuldade das organizações, hoje em dia, é conseguir encontrar o(s) canal(is) adequado(s) para se mostrar. Quer empreender? É preciso encontrar o seu público. A mídia certa irá te ajudar. É a melhor parceira. Pense nisso se quiser é claro…


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Coltri Junior

Professor Coltri Junior é palestrante, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos

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