Educação Slow: o antídoto para a cultura da pressa no ensino e na pesquisa

Opinião
Guaíra, 15 de janeiro de 2025 - 08h43

Livro de professoras canadenses sobre o dilema da pressão corporativista nas faculdades e universidades chega ao Brasil pela Matrix Editora

 

A Matrix Editora lança no Brasil o livro Professor sem Pressa, assinado pelas educadoras e pesquisadoras canadenses Maggie Berg e Barbara K. Seeber, que propõe um olhar crítico sobre os desafios da vida acadêmica moderna e a necessidade urgente de desaceleração no ambiente educacional superior. 

A partir dos princípios do Movimento Slow, que prioriza a qualidade de vida e conexão em vez da pressa e produtividade excessiva, as autoras defendem uma abordagem que valorize o tempo necessário para pensar, ensinar e pesquisar, combatendo os efeitos da cultura de velocidade imposta pela corporativização das instituições de ensino. 

A obra trata de temas fundamentais como o dilema da gestão do tempo, a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, a preservação do modelo humanista de educação e a construção de uma verdadeira comunidade cooperativa entre docentes. Ao mesmo tempo, aborda questões como o impacto do excesso de informações no dia a dia e das demandas burocráticas que consomem o tempo e a energia dos professores, interferindo na qualidade do ensino e da produção intelectual. 

Maggie Berg e Barbara K. Seeber apresentam reflexões sobre os caminhos para aliviar o estresse e melhorar a experiência acadêmica, propondo uma filosofia baseada na atenção e na qualidade, em oposição à distração e fragmentação que caracterizam o modelo atual. Elas reforçam a importância de preservar o prazer de ensinar e pesquisar e defendem a construção de uma resistência política frente à lógica corporativa, que transforma a academia em um espaço de competitividade incessante e metas de entregas desumanizantes.

Professor sem Pressa revela como a “cultura da pressa” na sala de aula não é um problema individual, mas sim uma questão estrutural que ameaça a essência de espaços que deveriam fomentar a reflexão crítica, a criatividade e a colaboração. 

Nesse sentido, as especialistas convidam os leitores a repensarem o propósito do trabalho universitário, resgatando os ideais do Movimento Slow para promover resiliência emocional e intelectual no contexto acadêmico.

Ficha técnica

Livro: Professor Sem Pressa – O Movimento Slow no ensino superior e na pesquisa acadêmica 

Autoria: Maggie Berg e Barbara K. Seeber 

Editora: Matrix Editora 

ISBN: 978-65-5616-518-9 

Páginas: 160 

Preço: R$ 45,00 

Onde encontrar: Amazon, Matrix Editora

Sobre as autoras

Maggie Berg é professora no Departamento de Língua Inglesa da Queen’s University. Vencedora do Prêmio Chanceler A. Charles Baillie de Excelência no Ensino, Berg chefiou a Cátedra de Ensino e Aprendizagem na Queen’s entre 2009 e 2012.

Barbara K. Seeber é professora no Departamento de Língua Inglesa da Brock University. Ela recebeu o Prêmio Brock de Excelência no Ensino da Faculdade de Ciências Humanas em 2014.


TAGS:

Maggie Berg

Maggie Berg é professora no Departamento de Língua Inglesa da Queen’s University. Vencedora do Prêmio Chanceler A. Charles Baillie de Excelência no Ensino, Berg chefiou a Cátedra de Ensino e Aprendizagem na Queen’s entre 2009 e 2012.

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente