Basta perguntar a qualquer cidadão guairense pela cidade que encontrar a cada esquina, então faça a pergunta: o que você acha da atual administração? Provavelmente lhe darão boas risadas. Não, não se trata aqui de uma chacota, mas de um fato concreto inacreditável, porque por toda cidade suas vias públicas se assemelham aos famosos queijos suíços de tantos buracos.
Ora, tantos são os disparates absolutos da incompetência administrativa o tempo todo, todos os dias, uma agressão grosseira a toda população, seja ela com o conhecimento, seja pela responsabilidade ética para com a coisa pública, ou seja, para com o senso comum da população. No entanto, vá o cidadão comum levantar questionamentos ou críticas honestas ou, então, demonstrar as evidências de que esta gestão pública é um total fracasso comandada por meros medíocres à secretaria da administração municipal? Apenas e somente no período da Idade Média possuir o conhecimento, ou provar novas ideias, levantar qualquer censura era um pecado contra Deus e o indivíduo que assim o fizesse, teria que abjurar perante as autoridades eclesiásticas da Santa Madre Igreja Católica. Mas isto é passado.
O que presenciamos, hoje, na cidade, em toda sua questão administrativa, é uma discussão sobre saber realizar ou como realizar as ações que requerem capacidade de domínio eficientes para desenvolver políticas públicas pelo agente político. Porém, muitas vezes a indignação da população está onde a ignorância é tão maciça que causa perplexidade à revolta, deveras! Mas, por outro lado, a grande maioria é levada ao conformismo submisso perante as várias administrações públicas municipais que são, por motivos vários, interrompidas Brasil afora. Pobre Brasil. Não estamos a sós!
Observa também, que por tudo do que acontece em nossa casa é um fenômeno da época, o avanço da ignorância ela é induzida, elaborada sob medida pelos partidos políticos que estabelecem verdadeiros cartéis onde surgem os conchavos políticos, o apadrinhamento nos desvios das funções públicas, nos cargos comissionados, são estes acordos, as metástases malignas que contribuem para o atraso da nação brasileira, cuja finalidade maior dos monopólios partidários é se manterem no poder pelo poder e nada mais do que isto, desconhecendo os programas que viabilizam as futuras gerações.
Fatos nada mais tem provado a completa irrelevância para com a comunidade social e sua evolução. Todavia o problema é outro totalmente discordante porque o atual governo de Guaíra nunca esteve preocupado desde seu início com o progresso e futuro do Município de Guaíra, isto porque jamais apresentou à sociedade seu projeto de governo, mas por décadas os mesmos grupos políticos de Guaíra tomam posse da Prefeitura Municipal como fiéis burocratas, verdadeiras criaturas do pântano político, que se unem numa negligência contra a população. Assim, não existe a responsabilidade alguma com a ética administrativa, mas, sim já articulam de antemão pensando nas próximas eleições sem momento algum apresentam à população plano de governo, suas prioridades, suas soluções que estabeleçam benefícios claros à toda municipalidade numa verdadeira atitude de cidadania. Em momento algum, também, consideraram as toneladas de grãos que fazem deste município possuir uma significativa arrecadação do ICMS, fazendo com que o município de Guaíra lidera municípios com maior crescimento do PIB no Brasil. Enfim, muitos podem pensar que criticar é uma forma de censurar, não! É sim colaborar na construção de alguma coisa maior, entretanto, muitos podem, também, ter o pleno direito de confiar no papai Noel!