O mindset do caos

Opinião
Guaíra, 11 de maio de 2020 - 10h51

Segundo Carol Dweck, professora de Psicologia na Universidade de Stanford e autora do livro Mindset – A nova psicologia do sucesso (Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não), temos dois tipos de mindset (mentalidade): fixo e de crescimento.

No primeiro, a pessoa estabelece um padrão para si mesma em função de seus resultados. Quando tudo está indo bem, tem alta autoestima, se orgulha de si mesma, se vê como uma pessoa de valor. Porém, em momentos de fracasso (e aqui vai um “segredo”: todos nós, sem exceção, de um jeito ou de outro, em uma área ou outra da vida, passamos por momentos ruins – o fracasso é inevitável em nossas vidas), ela se ausenta, se esconde, não vê alternativa. Como tem o pensamento fixo, ou pensamento verde, não amadurecido, como diria Roberto Manzoni (na voz do “Molejão” ou do Branca di Neve): “tem um pensamento verde, seu presente não dá futuro, o seu papo é furado, seus amigos são grilados”, quando está tudo correndo bem, tem a impressão de que nada poderá dar errado em sua vida. Por outro lado, quando as coisas não estão indo bem, acha, da mesma forma, que tudo continuará assim. Para esse tipo de pessoa, o futuro é uma mera extrapolação do passado.

O grande problema delas é que não entendem o caos. Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (Cunha, Geraldo, 2010), caos significa “escuro, vazio e ilimitado, que precede e propicia a geração do mundo”.

Importante entender que o vazio é em espaço, mas não em insumo. Se não fosse assim, não se poderia criar o mundo dentro dele. Portanto, no caos, há espaço ilimitado para o mundo que você quiser e entender ser bom para você. Há, também, insumos sem limites.

O que ocorre é que, em nossa cabeça, eles estão dispersos, desorganizados, sem ordem. É como aquela pessoa que não se acha no supermercado. Os produtos estão organizados conforme uma lógica adotada pela empresa, mas a pessoa tem dificuldade em encontrá-los por não entender a lógica adotada. Assim, vê o caos.

Por outro lado, quem tem mindset de crescimento vê o mundo de outra maneira. Ele sabe que o sucesso não é eterno, então age para mantê-lo, mesmo passando por momentos de fracasso. Em fases ruins, acalma a cabeça e o coração para encontrar os insumos dentro do caos e gerar um mundo novo para sua vida.

A grande questão é que, se você está com o pensamento verde, fixo, imutável, seja no sucesso ou no fracasso, mudá-lo e amadurecê-lo é uma questão de decisão. Só com o mindset de crescimento é que se pode encontrar ordem no caos.

Pense nisso, se quiser, é claro!

 

Prof. Me. Coltri Junior é palestrante, administrador de empresas, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos. Website: www.coltri.com.br – E-mail: [email protected] – facebook.com/coltrijr


TAGS:

Coltri Junior

Professor Coltri Junior é palestrante, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente