O que é um milagre?

Opinião
Guaíra, 31 de maio de 2020 - 19h56

A palavra milagre origina-se do latim mirare, que deu origem à palavra mirar. Mirare significa digno de admiração, estranho, maravilhoso. Milagre, por sua vez, é entendido como “feito extraordinário que vai contra as leis da natureza”.

Tudo aquilo que não é entendido por nós é estranho. Portanto, a estranheza está mais ligada àquilo que sentimos do que de fato a coisa é. A banda Nenhum de Nós canta em Extraño:  “O que eu sinto a respeito dos homens é estranho / […] / É estranho como eu perdi a fé”.

Portanto, achar estranho é sentimento. Admiração também. Há pessoas admiradas por uns, detestadas por outros. Turistas admiram lugares comuns para quem lá vive. A maravilha tem o mesmo significado. Ficar maravilhado com algo é um sentimento que vai se perdendo pela relação cotidiana com aquilo, aquele ou aquela. Assim, a admiração, a estranheza e a maravilha estão relacionadas à novidade ou à raridade que, por sua vez, estão ligadas a quem vê, não ao fato, coisa, ou pessoa em si.

Da mesma maneira é o milagre, por ser um feito extraordinário (e extraordinário para quem?). Quando desconhecemos algo, ou quando vivenciamos um fato raro para nós, chamamos de extraordinário (fora do comum).

Portanto, se o extraordinário for maravilhoso,basta nos educarmos para que possamos ver a beleza naquilo que nos é de costume. Assim, ver, falar, ouvir, sentir gosto, se torna extraordinário; viver, então, nem se fala. O problema é que nos acostumamos com o milagre em nossa vida. Albert Einstein dizia: “Só há duas maneiras de ver a vida: a primeira é vivê-la como se milagres não existissem; a segunda é viver como se tudo fosse um milagre”.

Um outro segredo, aqui, está no “ir contra as leis da natureza”. A grande questão é que nada, absolutamente nada, vai contra as leis da natureza. Por isso, o significado de milagre poderia ser “feito desejado, mas não esperado, por conta das leis da natureza que a pessoa conhece”.

Assim, o milagre está presente em nossos dias. Há muitas coisas que desconhecemos e, por não acharmos possível, desistimos, desprezamos, por acreditar na dificuldade do acontecimento de um milagre.

Importante ressaltar que tudo que digo não é para retirar a ação de Deus, mas para significá-la. Ele age o tempo todo! Está presente em cada lei que criou.

Portanto, acredite no estranho, no maravilhoso, naquilo em que se possa admirar, mesmo que seja simples, até porque, a simplicidade é o último grau da sofisticação. É só mirar…

Pense nisso, se quiser, é claro!

Prof. Me. Coltri Junior é palestrante, administrador de empresas, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos. Website: www.coltri.com.br – E-mail: [email protected] – facebook.com/coltrijr.

 

 


TAGS:

Coltri Junior

Professor Coltri Junior é palestrante, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente