O SORRISO AINDA É A MELHOR PROPAGANDA

Opinião
Guaíra, 22 de julho de 2022 - 13h33

O SORRISO AINDA É A MELHOR PROPAGANDA

Com a pandemia, tivemos a oportunidade de observar alguns empreendedores aproveitando o momento, como justificativa para tomar decisões que sempre quiseram, mas que, por algum motivo, pensavam que não poderiam. Encerrar contratos de trabalho de muitos anos, acabar com uma sociedade empresarial, fechar unidades de negócio ou até mesmo, mudar o ramo do negócio.

Decisões que traziam consigo, objetivos comuns para esses empreendedores: tornarem-se mais livres, mais leves, menos presos a compromissos e obrigações que, além de constituírem um peso que gerava ansiedades, angústias, frustrações e conflitos (sobretudo nestes períodos de instabilidade que “constituem” o novo normal), não se conectam mais com sua essência, com a pessoa que de fato eles gostariam de ser, ou com aquelas coisas que de fato eles tinham vontade de fazer.

Ter que usar a pandemia como pretexto para tomar tais decisões que vinham sendo postergadas, me fizeram refletir sobre o quanto um empresário vive preso, ou sobre o quanto empreender representa de fato, se prender, se o que você faz todos os dias não for satisfatório e realizador.

 A pandemia impactou diretamente diversas atividades econômicas no mundo e em Guaíra, não foi diferente. Como se sabe, uma das áreas mais afetadas foi o varejo. Da noite para o dia, supermercados, lojas, bares e restaurantes se viram forçados a fechar ou a reduzir drasticamente seu trabalho e, paralelamente, suas receitas. Isso ocorreu também nos setores de turismo e entretenimento, assim como em esportes e eventos, os quais ainda continuam com dificuldades. O mercado financeiro também teve seu crescimento freado e os preços só continuam subindo, para dificultar tudo ainda mais. 

Mas o empreendedor é aquela pessoa movida por desafios, que busca constantemente soluções criativas para resolver problemas de mercado e, por vezes, soluções tão inovadoras que nem os clientes podem imaginar.  Exemplo disso foi o surgimento do AirBnb, em 2008, e o Uber, em 2009, ambos nos EUA, logo após a crise imobiliária estadunidense de 2008.

Todo empreendedor quer fazer com que o seu negócio seja conhecido, reconhecido e comentado: daí vem a importância da publicidade. Por isso, essa parte importante da estratégia não pode ser deixada de lado se você deseja manter suas vendas em dia e os clientes chegando a todo momento.

Podemos definir publicidade como um instrumento capaz de tornar pública a existência de alguma coisa específica. Se falarmos de uma empresa, a busca é por apresentar ao mercado os produtos e serviços que ela oferece.

Por isso, cabe à publicidade mostrar o quão importante sua marca é, o quanto seus produtos são atrativos e como seus serviços podem mudar a vida das pessoas!

Existem diversas formas de a sua empresa fazer publicidade nos negócios. Na publicidade offline, por exemplo, fora da internet, você pode considerar folders, flyers, banners impressos, outdoors, anúncios em jornais e revistas e assim por diante.

Guaíra se mostra uma cidade completamente conectada, porém, os jornais seguem firmes, sendo os principais veículos de divulgação, seguidos pelas rádios e somente depois, pela internet.

Os anúncios em jornais e revistas carregam toda seriedade e glamour que Guaíra coloca como prioridade. No mundo digital tudo pode ser alterado, apagado ou até mesmo esquecido, devido a grande quantidade de informações que recebemos diariamente em nossos smartphones e computadores. Já com os jornais e revistas, existe a pausa para apreciar exclusivamente aquela informação ou anúncio. Ter nas mãos um jornal, uma revista, é algo que se torna imortalizado, podendo ser colocado em uma moldura como uma obra de arte, o que é impossível nos anúncios digitais.

Um engano cometido repetidamente por muitos empreendedores é achar que escolher uma modalidade publicitária exclui obrigatoriamente a outra, ou seja, investir em publicidade online faz com que a offline tenha que ser deixada de lado. Não tem!

Você, empreendedor, empresário e comerciante sabe que precisa anunciar, estar presente em veículos sérios, afinal, se apresentar no mercado é a forma mais inteligente de se dar a conhecer e alcançar o sucesso. Está na hora de divulgar sua empresa, seu diferencial, a experiência que seu produto leva para a vida dos guairenses. Ter um prédio bonito, uma estrutura moderna e acolhedora exige um bom atendimento.

Já fui em grandes e belas empresas de Guaíra onde o mau humor da atendente chegou a “sugar” minhas energias, me passando a impressão que eu estava perturbando por estar ali! Isso é horrível!

A pandemia fez as pessoas darem mais valor ao bom atendimento, ao sorriso no rosto, então: publicidade, satisfação pelo que se está oferecendo ao mercado consumidor e aquele belo sorriso no rosto, são uma combinação de sucesso para todo empreendedor! E com certeza, a população agradece!

Cristian Sterchile Ribeiro : Jornalista e publicitário por mais de 20 anos, cheff em churrasco texano, formado em Comunicação Social, Empreteco, Jornalista, Publicitário, Coach e Mentoring do Instituto Oliscorp, Publisher da Revista CEO’s CLUB, Ex-diretor de Comunicação da Prefeitura do Município de Guaíra/SP, idealizador e realizador do 1º FORCOM (Fórum Regional de Comunicação), Preletor de Palestras Estratégicas, Consultoria e Planejamento de Marketing.

 


TAGS:

Cristian Sterchile Ribeiro

Cristian Sterchile Ribeiro : Jornalista e publicitário por mais de 20 anos, cheff em churrasco texano, formado em Comunicação Social, Empreteco, Jornalista, Publicitário, Coach e Mentoring do Instituto Oliscorp, Publisher da Revista CEO’s CLUB, Ex-diretor de Comunicação da Prefeitura do Município de Guaíra/SP, idealizador e realizador do 1º FORCOM (Fórum Regional de Comunicação), Preletor de Palestras Estratégicas, Consultoria e Planejamento de Marketing.

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente