Um presente para o Guaritá e seus moradores

Opinião
Guaíra, 25 de março de 2019 - 10h05

Otimismo e visão de futuro são requisitos necessários para todo governante que pretenda deixar um legado para as gerações futuras, com ações positivas concretas para indicar caminhos que melhorem o bem estar da população de forma duradoura, mesmo que a médio e longo prazo.

Em Guaíra, quando foi apresentada a ideia de potencial turístico no bairro São José do Albertópolis, nosso querido Guaritá, muita gente duvidou e políticos adversários ridicularizaram a proposta de Estação Ecológica.

Entretanto, o que dizer agora da feliz manifestação de empresários da cidade de Jaboticabal, interessados em implantar empreendimento imobiliário em área de 6 alqueires no Guaritá, às margens do Rio Grande. Inclusive o projeto já foi apresentado pelos próprios empresários na audiência pública do Plano Diretor da cidade e em reunião com os vereadores, ambos os eventos realizados recentemente na Câmara Municipal. Na ocasião, ficou claro para todos que ”o projeto tem como objetivo explorar o potencial turístico da região em local que dá acesso a um braço do Rio Grande”.

Pois é, isso prova que estávamos certos no diagnóstico e acertamos ao incluir o Guaritá no Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo. Sou grato ao ex-prefeito Sérgio de Mello por ter me confiado a pasta do desenvolvimento econômico, onde pude realizar em dois anos muitas ações positivas, dentre elas a retomada do PAE – Posto de Atendimento ao Empreendedor junto ao SEBRAE e as principais medidas para Guaíra tornar-se MIT – Município de Interesse Turístico, conquista significativa que a partir de agora garantirá repasses anuais no valor de R$ 685.000,00 do orçamento estadual para o caixa da prefeitura investir no desenvolvimento do turismo. É preciso também reconhecer o empenho do deputado estadual Itamar Borges (MDB), que apresentou o projeto de lei e apadrinhou Guaíra junto à ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo.

Agora, cabe ao prefeito e vereadores agirem rápido nas adequações legais necessárias para viabilizar esse empreendimento imobiliário no Guaritá e, paralelamente, tomarem conhecimento do projeto da prefeitura de também implantar área pública de lazer às margens do Rio Grande, em local estratégico e de rara beleza já demarcado e decretado como área de interesse público para fins de desapropriação. Humildemente, me coloco à inteira disposição para contribuir neste resgate e, sinceramente, espero que não prevaleça a visão míope de não querer levar adiante algo muito promissor simplesmente pelo fato de ter sido idealizado por outra administração. Afinal, o projeto tem força de lei por fazer parte do Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo. E, mais que isso, agora Guaíra é MIT (temos recursos novos para a desapropriação e implantação) e esse loteamento privado de chácaras nas proximidades só potencializa a ideia.

Caros agentes políticos, vamos inovar e pensar grande. Avante Guaíra…


TAGS:

Denir Ferreira dos Santos

Denir Ferreira dos Santos é empresário e fundador do Clube dos Empreendedores e também autor do livro ”De engraxate a empresário de sucesso”

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente