SOGUBE com contas bloqueadas: vereadores querem que responsáveis paguem pelo prejuízo

Geral
Guaíra, 1 de setembro de 2017 - 09h46

Rombo na entidade ocorreu após prejuízos da festa do peão de 2016, através da gestão do ex-prefeito Sérgio de Mello e seu vice Denir Ferreira

Os vereadores e a população estão abismados com a atual situação da Sociedade Guairense de Beneficência – SOGUBE. Nesta última semana, a entidade foi acionada judicialmente e está com suas contas bloqueadas por causa de uma dívida com um fornecedor da Festa do Peão de 2016, realizada pela prefeitura em parceria com a instituição.

Na época, a Câmara Municipal tentou barrar o evento, rejeitando o projeto que o então prefeito, Sérgio de Mello, enviou ao Legislativo. Mesmo assim, o ex-chefe do Executivo, tendo a SOGUBE como organizadora, fez a festa, que não recebeu público suficiente e causou prejuízo aos cofres.

Agora, a entidade passa por intensas dificuldades financeiras e está tendo que arcar com as dívidas.

Durante a última sessão ordinária, realizada no último dia 29, os parlamentares expressaram sua revolta. A vereadora Dra. Ana Beatriz Coscrato Junqueira comentou de mais uma “herança” de Sérgio de Mello. “A gente sabe o tanto que lutou para evitar que fosse causado prejuízo para as entidades, mas o ex-prefeito ‘peitou’ a Casa de Leis, fez a festa e colocou a SOGUBE em uma situação delicada. Porque, na verdade, era pra ter pego a APAE. Ele [Sérgio] não conseguiu, mas no final das contas ele envolveu a SOGUBE, que agora está cheia de dívidas. Uma entidade muito importante no nosso município e está quebrada.”

A Dra. Bia questionou se Mello não se culpa pelo ocorrido. “Agora, eu queria saber se o ex-prefeito dorme tranquilo, porque ele saiu da prefeitura, deixou esse rombo na entidade, voltou para o serviço dele e a SOGUBE continuou do jeito que está. Será que ele não lembra das crianças?”

A edil ainda destacou uma opção para a instituição. “A solução agora é contratar um bom advogado e tentar vincular a dívida com a realização da festa do peão feita pela prefeitura, porque, na verdade, quem executou foi a prefeitura e a Sociedade Guairense de Beneficência foi nada mais que ‘laranja’ e ‘ingênua’ nessa situação. Espero que a justiça resolva a favor da entidade e que puna realmente os culpados, que eram os gestores do mandato passado”, encerrou Ana Beatriz.

Edvaldo Morais afirmou que está triste com a situação. “Usaram o nome da SOGUBE para executar uma festa do peão. Deixaram uma dívida de mais de R$ 150 mil no nome da entidade. Todos tiraram o corpo fora”, destacou ele, que informou que neste ano foi realizada uma festa particular que entregou o balancete e destinou recursos para a instituição ao pagamento de funcionários e dívidas da festa anterior.

José Reinaldo disse que a situação financeira da entidade hoje é reflexo de uma festa realizada sem nenhum planejamento. “Hoje são 29 funcionários, 650 jovens atendidos pela SOGUBE. Os recursos da instituição estão todos bloqueados. Participei de uma reunião com diretores e funcionários e eles não sabem o que vão fazer. Qualquer recurso que cai na conta da entidade, já fica retido para a empresa. Já são R$ 22 mil reais bloqueados. Infelizmente, nós vamos viver um período calamitoso com esta entidade”, denunciou.

O edil ainda comentou que foi uma grande irresponsabilidade. “A instituição corre o risco de fechar suas portas por conta de uma gestão irresponsável. Vou dizer, tudo por conta de vaidade. Quando os vereadores, na última gestão, falaram para o prefeito da época não fazer festa, se ele tivesse ouvido, hoje a entidade não estaria passando por este problema. A vaidade na política corrói, a vaidade na vida corrói igual ferrugem”, finalizou.

SEM RESPOSTA

O Jornal O Guaíra havia agendado entrevista com o atual presidente da SOGUBE, Washington Campos e a diretora Heloisa Monteiro. Entretanto, nossa reportagem não foi recebida por ambos e a secretária apenas repassou o recado: a SOGUBE está em contato com advogado e não quer se pronunciar.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente