VEREADORES CONHECEM FARMÁCIAS PÚBLICAS DESCENTRALIZADAS EM BARRETOS E VÃO APRESENTAR MODELO PARA PREFEITO

Cidade
Guaíra, 27 de julho de 2022 - 13h23

A gestão passada centralizou a farmácia municipal em um único prédio, retirando esta prestação de serviço público das Unidades de Saúde, o que dificultou o acesso da população aos medicamentos. Uma das principais reivindicações dos moradores é que cada posto de saúde faça a distribuição do medicamento prescrito ao usuário do PSF, facilitando assim o início do tratamento do paciente.

 

E buscando atender a esta reivindicação da população, na manhã desta terça-feira, 26, os vereadores Renan Lopes, Francisco Borges de Souza Filho (Chiquinho Sousa) e Denir Ferreira dos Santos visitaram a Secretaria Municipal de Saúde para conhecer a estrutura de fornecimento de medicamentos da cidade e como é o programa de descentralização das farmácias municipais.

 

Em Barretos, os parlamentares foram recebidos pelos farmacêuticos Alan Alves da Silva Ferrari, coordenador da Assistência Farmacêutica Municipal, e Mauro Rezende Morais, responsável pela Farmácia Judicial. Em um primeiro momento foi explicado toda a estrutura de fornecimento de medicamentos pelo município, como compras, estoque e sistema de distribuição.

 

Em Barretos, todas as unidades de saúde contam com uma farmácia municipal, que são interligadas a um sistema de dados que compreende desde o fornecimento da receita para o paciente, a entrega pela farmacêutica ou atendente, até o controle da quantidade de doses que o cidadão já fez retirada no sistema de saúde, garantindo assim um controle maior por parte da Secretaria.

 

Na visita realizada na Unidade de Saúde do bairro Cristiano de Carvalho, os vereadores puderam conhecer um pouco mais da sistemática de atendimento dos pacientes. Com uma farmácia organizada e um sistema de controle de entrada e saída bastante operacional, a Unidade de Saúde segue à risca o que defende o Programa de Saúde da Família, que busca a humanização do atendimento e a descentralização dos serviços prestados para que fique mais próximo do cidadão.

 

Os vereadores Denir, Renan e Chiquinho Sousa deixaram Barretos com a convicção que Guaíra pode colocar em prática a descentralização das farmácias. Em um primeiro momento, a sugestão será que inicie por regiões da cidade, bem como disponibilizar a distribuição de tais medicamentos também no Pronto Atendimento Municipal, para facilitar o tratamento de saúde aos finais de semana, onde muitas vezes as farmácias privadas estão fechadas.

 

Os parlamentares deverão agendar, em breve, uma reunião com o prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior, Junão, para apresentar todos os dados e já iniciar as tratativas para promover a descentralização da farmácia municipal em Guaíra.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente