Campanha de eliminação dos Três Bichos têm início amanhã

Geral
Guaíra, 9 de agosto de 2015 - 15h22

Equipes irão atender as crianças nas escolas Enoch, Vera Vitali e dalva Lelis. Por se tratar de medicação e exames, as crianças e adolescentes necessitam de autorização dos pais

 

A partir desta segunda-feira (10), a Saúde promoverá a Campanha para a eliminação dos Três Bichos, até a próxima sexta-feira (14).

Esta denominação foi dada para a mobilização que visa eliminar doenças como henseníase, tracome e verminoses, parasitoses intestinais.

A campanha será realizada em três escolas da Rede Pública de Ensino, sendo: no dia 11 no Enoch Garcia Leal; na EMEF Vera Lucia Vitali, no dia 12; e no dia 13 de agosto na Dalva Lelis, durante dois períodos: matutino (manhã) e vespertino (tarde).

O público alvo da campanha atinge crianças de 5 a 14 anos. Equipes irão visitar três escolas da rede pública e realizarão análises para tracome e tratamento para verminoses, além de aplicar um formulários destinado aos pais sobre a hanseníase.

Por se tratar de medicação e exames, para participar da campanha, as crianças e adolescentes necessitam de autorização dos pais. A metodologia da Vigilância Epidemiológica consiste em passar pelas escolas um dia antes da realização dos exames deixando os impressos para a autorização e no outro dia aplicando os procedimentos naqueles alunos que os pais autorizaram.

A Vigilância adianta que a medicação distribuída é totalmente segura e a única contraindicação é a gravidez. A participação das crianças e adolescentes na campanha é imprescindível para a eliminação das doenças que muitas vítimas fazem em todo planeta.

Durante a campanha será entregue uma ficha para ser preenchida pelos pais relacionada a manchas no corpo, também serão examinados os olhos e as crianças serão medicadas com Albendazol (comprimidos mastigáveis). Vale lembrar que seguindo uma estratégia da Vigilância Epidemiológica, o trabalho de combate às três moléstias só ocorre em três escolas a cada ano.

As Verminoses são parasitoses intestinais. Os principais sintomas: cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço.
O tracoma é doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções. As alterações na córnea podem levar à cegueira.
Hanseníase é doença representada por manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Antigamente era conhecida como lepra.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente