Cartório Eleitoral de Guaíra abre nesse feriado para regularizar título dos eleitores

Geral
Guaíra, 21 de abril de 2016 - 08h02

Munícipes que precisam regularizar eventuais pendências no título eleitoral podem visitar o cartório hoje, das 9h às 18h. O cadastramento biométrico não será obrigatório para as eleições deste ano

O prazo para transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) termina no próximo dia 4 de maio, até às 18h. Assim, o Cartório Eleitoral de Guaíra abre hoje, das 9h às 18h, para atender o público, bem como nos dois próximos finais de semana, de 22 a 24 de abril e de 30 a 1º de maio.

Quem está com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta data para regularizar a situação. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno, ele ocorrerá no dia 30.

O Cartório destaca que não está realizando mais atendimentos através de “agendamento”, pois não há mais horários disponíveis para agenda. Agora, a equipe está trabalhando com distribuição de senhas no momento de abertura do prédio, às 9h.

“Para tanto, alertamos que as senhas valem somente para o dia e são priorizados os atendimentos dos idosos, gestantes, lactantes e portadores de necessidades especiais, conforme determinação legal”, destaca.

Os documentos necessários para o alistamento eleitoral (1º título) são: RG ou certidão de nascimento ou certidão de casamento ou CTPS ou carteira profissional ou outro documento oficial de identidade com foto, CPF (se houver) e comprovante de residência em nome do eleitor ou dos pais, se residirem juntos. Para os casos em que não houver comprovante de residência em nome do eleitor, a providência será informada no ato do atendimento. Para os homens entre 18 e 45 anos que vão tirar o título pela primeira vez, há necessidade também de apresentação de comprovante de quitação com o serviço militar dentro do prazo de validade.
Para os demais casos, tais como transferência, revisão e segunda via, são necessários os mesmos documentos expressos, com exceção do comprovante de quitação militar para os homens entre 18 e 45 anos. Caso o interessado possua o título eleitoral, deve levá-lo também para o atendimento.

Para os demais casos, como por exemplo: retirada de certidões, retirada de guia para pagamentos de multas, entre outros, não há necessidade de agendamento biométrico ou retirada de senha, basta comparecer no Cartório portando algum documento oficial com foto.
Os jovens de 15 anos e que até a data das eleições de 02/10/2016 completarem 16 (dezesseis), poderão se alistar como eleitores até o dia 04 de maio.

“Lembramos que o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e menores de 70 anos, e facultativo para os analfabetos, os menores entre 16 e 17 anos, e para os maiores de 70 anos.
Muito importante: Informamos também que o cadastramento biométrico NÃO será obrigatório para as próximas eleições deste ano”, ressalta o Cartório.

Assim, quem estiver normalizado com a Justiça Eleitoral poderá votar normalmente nas próximas eleições, com ou sem biometria, e quem tiver optado por não se cadastrar até 04/05/2016, poderá fazê-lo a partir do dia 07/11/2016, com a reabertura do cadastro eleitoral.
“Orientamos os eleitores que estão quites com a Justiça Eleitoral a procurarem o Cartório somente a partir de 07 de novembro pois, com isso, darão lugar àqueles eleitores que realmente necessitam dos serviços eleitorais, evitando, com isso, as enormes filas tão comuns no período de final de alistamento eleitoral”, completa.

O Cartório Eleitoral de Guaíra localiza-se na Avenida 11, nº 885-B, entre as ruas 18 e 20, Centro. Mais informações: (17) 3331-5557.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS EM Geral
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente