Não é de hoje que estamos noticiando – paulatinamente – que a administração do prefeito Zé Eduardo e do Renato Moreira estão remexendo o passado de nossa cidade e resgatando as ”coisas boas” que foram relegadas ao esquecimento.
Assim, vimos os bairros que circundam nosso centro comercial serem valorizados, vimos alguns acontecimentos culturais também serem revistos e repaginados e agora parecer ser a vez da nossa gloriosa FANEGAL.
Esta Fanfarra é um patrimônio cultural de Guaíra e já rendeu grandes apresentações pela nossa região, trazendo prêmios e troféus que chegaram, primeiramente, pelas mãos saudosas do querido e inesquecível Professor Álvaro Augusto Nogueira.
Esquecida, nossa Fanfarra ressurge agora, com ensaios previstos para serem realizados no CSU – Centro Social Urbano – onde desfrutam de um amplo espaço para as possíveis apresentações no aniversário da cidade. O prédio público da Prefeitura tem acomodações ideais para o grupo, com espaço para ensaio, local para deposito de instrumentos, salas para instrução e reuniões.
Fundada oficialmente em 1957 a Fanegal, é a fanfarra da Escola Enoch Garcia Leal, com o passar dos anos se tornou um patrimônio de toda comunidade.
A iniciativa é do Departamento de Cultura, de modo que a Prefeitura está convocando os apaixonados, que são muitos, pela Fanfarra. O coordenador da Fanegal tem visitado as escolas públicas e particulares, na busca dos jovens membros e integrantes das antigas formações que também podem ser engajados.
Como a Fanegal sempre foi uma grande corporação musical, a organização sempre estará na busca de participantes, assim é importante que antigos músicos da fanfarra voltem a tocar no grupo para incentivar os mais jovens.
Desta forma, não é difícil afirmar, os bons tempos estão de volta…