O estudo de planetas e estrelas costuma encantar jovens e adultos de todas as idades. Agora, estudantes das escolas estaduais de Guaíra podem testar o seu conhecimento no assunto e se inscrever na nova edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Para participar, as unidades interessadas devem se inscrever até 18 de março no site da organização (www.oba.org.br) e preencher a ficha cadastral disponível. Em 2017, foram diversas medalhas conquistadas pelos alunos guairenses do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual.
Dividida em 4 níveis de dificuldade, a competição tem como principal objetivo incentivar estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio a se interessarem pela ciência. Não é necessário um número mínimo de inscritos por escola. As provas devem ser realizadas obrigatoriamente no dia 18 de maio, com o horário estabelecido pela própria unidade.
Além de consultar os próprios livros didáticos, alunos e professores também contam com material extra disponível pelos organizadores para se preparar. No site do portal da Sociedade Astronômica Brasileira é possível acessar simulados, provas dos anos anteriores e conteúdos exclusivos para tablets, smartphones e computadores. Todos os estudantes recebem certificados de participação.
COMPETIÇÃO DE 2017
O Enoch Garcia Leal participou da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2017 e alcançou o primeiro lugar no quadro de medalhas entre as instituições de ensino da região.
“Como diretora, me sinto muito honrada e enaltecida pelo desempenho dos nosso alunos. Parabenizo-os por toda essa garra, vontade e determinação que tiveram ao fazer essa prova da OBA. Eles nos abrilhantam e nos honram”, ressalta Conceição Aparecida Tosta Moura, a Cessa, do Enoch.