A certeza da incerteza!

Editorial
Guaíra, 26 de abril de 2020 - 09h34

Que estamos vivendo um período conturbado, não resta dúvidas!

Esta profusão de informações acaba por tirar a nossa paz e o nosso discernimento.

As informações nos chegam de todos os lados: via rádio, televisão, computador, WhatsApp, telefonemas, através dos nossos grupos, no Facebook, ou seja informação é o que não falta.

Como filtrar as certezas em meio a tantas incertezas?

Nunca, em tempo algum surgiram tantos “especialistas” em vírus! Todos os dias aparecem pessoas, com jalecos e até estetoscópio pendurados no pescoço – para dar credibilidade – informando que vai morrer muita gente, ou que a curva de infectados achatou, ou que no Brasil o clima ajuda, ou então, todos os dias, infalivelmente surgem curas e mais curas, remédios e mais remédios, tudo sem qualquer comprovação científica.

Na política, então, a coisa segue o mesmo rumo: o Ministro Sergio Moro vai pedir demissão. Bolsonaro sofrerá impeachment, Joice Hasselmann vai ser presa, Rodrigo Maia chora porque vai perder o cargo e as mordomias, Davi Alcolumbre será cassado, João Dória e o governador do Rio serão execrados pela população.

Não dá para dormir e acordar com as mesmas notícias. Tudo muda da noite para o dia!

Por aqui também não é diferente!

Agora com o advento das “lives”, todos são os donos da verdade!

Com uma câmera, ou um celular, as “lives” vão tomando conta do nosso Facebook, nos atordoando com informações ora dando certeza de que em nossa cidade existem pessoas infectadas, ora desmentindo com um laudo que testou negativo. Assim, as “lives” vão saindo e logo em seguida há uma enxurrada de comentários! Todos querem dar a sua opinião. Depois, tem que haver uma outra “live” para corroborar a primeira, e mais uma enxurrada de opiniões…

Há sempre um propósito quando alguém se posiciona em frente ao celular, faz comentários e o lança na Internet. Geralmente estes comentários são imbuídos de “boas intenções”, ou seja, informar o nosso cidadão guairense! Mas, nem sempre são compreendidos desta forma!

As boas intenções devem ficar com que sabe o que está falando, embasados em acontecimentos reais e não alarmistas! No entanto parece que o guairense adora polemizar! Quanto mais “cliques”, mais assunto para espalhar.

Por nossa vez, não entramos nessa! Não seremos os portadores das polêmicas sem sentido! Só daremos nosso aval – como sempre fizemos – quandotivermos informações concretas, reais, sem alardes sobre um assunto tão frágil que é abordar  a saúde de uma pessoa (infectada ou não pelo vírus)  e seus familiares!

Isto chega a ser cruel!


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente