-
º º 17:47
Guaíra - SP

Sr. Takeshi Uemura

Editorial
Guaíra, 18 de fevereiro de 2019 - 09h42

Dentre os tantos estragos que tivemos neste início do ano, em meio às notícias das catástrofes nos aterrorizando a cada momento com as informações das perdas, inclusive de vidas, juntamos às informações tristes, a partida do Sr. Takeshi Uemura para o plano espiritual.

Sr. Uemura veio para o Brasil com 15 anos de idade, não sem antes servir à Marinha Imperial Japonesa, durante a segunda Guerra Mundial com o firme propósito de sacrificar a sua vida como “kamikaze”, em defesa da sua pátria. Todavia, quis o destino, ou a sorte, que o conflito se encerrasse antes que ele executasse a sua missão final.

Assim, nosso país ganhou um guerreiro. Guaíra ganhou um exímio conhecedor de Chás – sua família possuía uma plantação e uma pequena fábrica que beneficiava a erva. Em seu país devastado pela guerra, estudou Direito e as técnicas agrícolas.

Aportou no Brasil no ano de 1958, passou anos complicados no nosso país, com a cultura diferente, com a língua difícil, trabalhou com profissões diversas até se fixar definitivamente em nossa cidade, onde fez a diferença dentro da nossa sociedade.

Por aqui, Sr. Takeshi se destacou como um líder da colônia japonesa fazendo trabalhos sociais, desportivos e culturais.

Toda a saga da vida do Sr. Uemura foi retratada pelo historiador Marcelo Borba Freitas, num livro que se intitula: “Fragrância de Chá – a trajetória de vida de Takeshi Uemura”, de onde retiramos as informações e algumas frases para elaborar o editorial de hoje.

Este livro não será comercializado pela família, os exemplares serão oferecidos para os amigos e familiares e conta com inúmeras fotos, todas editadas em ordem cronológica, tornando os fatos e a leitura agradável e prazerosa.

Muito comovente foi saber que Senhor Takeshi teve este livro que conta história da sua vida, em suas mãos, ainda em vida, expirando pouco tempo depois.

Fica o agradecimento à Dona Nair Uemura, na certeza que a semente plantada pelo patriarca da família germinará sempre e que Sr. Takeshi deixou saudades e bons exemplos.



TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos