Aliviar a tristeza e buscar a felicidade

Opinião
Guaíra, 9 de dezembro de 2017 - 15h32

Por Girrad Mahmoud Sammour

O ser humano, na maioria das vezes, busca tranquilidade, contentamento, felicidade, se afasta das preocupações, da ansiedade, almejando sempre uma vida agradável. Ocorre que muitos se esquecem dos meios para atingir tais objetivos, procurando esse sucesso em algo passageiro e não duradouro.

Alguns procuram essa tranquilidade através das bebidas, drogas, onde os problemas são apenas adiados, voltando os mesmos quando o efeito passar, prejudicando a saúde e agravando ainda mais aquilo que queria solucionar.

Outros procuram na compra de roupas, na moda, carros, celulares, ficando na mesma situação, pois a cada dia que passa um novo modelo substitui o anterior e aquilo que era novidade, amanhã já está ultrapassado, permanecendo em uma disputa com os outros de quem possui o objeto melhor, mas no fundo a angústia a tristeza persistem.

Alguns acham que o dinheiro, o poder, a posição social, são os motivos a serem alcançados, se tornando escravos da matéria, perdendo o tempo, a saúde e o convívio com aqueles que ama, se arrependendo de tudo que poderia ter feito.

Assim é dito no alcorão para aqueles que querem uma vida agradável e tranquila: ‘A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor de suas ações.” (Alcorão Sagrado 16:97)

O sucesso está naqueles que acreditam em Deus, com fé sincera que os motiva a fazer ações justas, mudando os corações e atitudes ruins, se orientando para o caminho correto. A pessoa assim é justa, agradecida, tendo a esperança da recompensa. E quando se deparam com coisas ruins, preocupações e angústias, se pacienta, pois sabe que tudo é passageiro, ganhando na sua vida experiência e força.

O Profeta Muhmad SWS disse: “Quão maravilhosa é a situação do fiel, pois todos os seus assuntos são bons. Se algo de bom acontecer com ele, ele agradece e isso é bom para ele; Se algo ruim acontecer com ele, ele a dá paciência, e isso é bom para ele. Isso não se aplica a ninguém além do fiel. ”

Ser gentil com as pessoas em palavras e ações é um dos meios para remover a preocupação, a angústia e a ansiedade. Por este meio, Deus evita as preocupações e a angústia, onde a pessoa deve se concentrar seus pensamentos no presente, e não se preocupar com o futuro ou o sofrimento com o passado.

Um ponto crucial para almejarmos o sucesso é ter equilíbrio na vida, não ficando eufórico quando algo de bom acontece e não se deprimindo quando algum adversidade nos acomete, tendo contentamento em todas as situações.

Certa vez um rei pediu a um sábio que escrevesse em seu anel algo que ele pudesse lembrar quando estivesse em desespero. O sábio assim escreveu: “Isso passará”. Ao ver a expressão de surpresa do rei, que custou perceber a idoneidade daquele momento para aquela mensagem, o sábio explicou: Essa mensagem não é somente para situações desesperadas, mas também para as prazerosas. Não é só para quando você se dá por derrotado, ela também serve para quando você se sente vitorioso. Não é só para quando você é o último, mas também para quando você é o primeiro”.

A sabedoria por traz dessa frase é que por mais felizes que estamos, devemos saber que momentos de tristeza virão e por mais tristes que estamos, sabemos que a felicidade virá e tudo na vida passará.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente