Aproximar do Criador

Opinião
Guaíra, 20 de fevereiro de 2018 - 10h19

Por Girrad Mahmoud Sammour

Algo que muitas pessoas não dão valor é saber se Deus está satisfeito ou não com suas ações, vivendo uma vida mecânica, sem se preocupar em se aproximar do Criador.

Assim é descrito no alcorão: “…pois, sem dúvida, na lembrança de Deus, os corações encontram satisfação (13:28 ).”

Um dos aspectos para a pessoa saber se Deus está satisfeito com ela é verificar como anda sua vida. Se houver harmonia, tranquilidade, bom relacionamento com os filhos, com a esposa ou marido, se há bênçãos no dinheiro que ganha, se a pessoa fica chateada quando pratica algo errado tentando se corrigir, são algumas das características de que suas ações estão agradando ao Criador.

Porém quando o marido e a mulher brigam constantemente, os filhos não respeitam os pais, o tempo passa e as tarefas não foram cumpridas, o dinheiro se perde de maneira fácil, a pessoa não se importa com o pecado praticado, são sinais de que Deus não está satisfeito com a pessoa.

Estar perto do nosso Criador é uma necessidade fundamental de todo ser humano e esforçar-se para alcançá-lo pode ser a cura para o nosso eu interno caótico. Estar próximo de Deus faz com que a pessoa tenha uma maior produtividade, confiança, satisfação, alegria, harmonia, contentamento em todas as situações.

Portanto, é essencial esforçar-se para buscar proximidade com o seu Criador, havendo algumas regras para atingir esse objetivo: Forte intenção de se aproximar de Deus, paciência, consistência e disciplina.

O Profeta Muhammad SWS assim relatou como Deus vê seus servos: “Sou como Meu servo pensa que sou (ou seja, sou capaz de fazer por ele o que ele acha que posso fazer por ele) e estou com ele se lembra de Mim. Se ele se lembra de Mim, Eu também Me lembro dele e se ele se lembra de Mim em um grupo de pessoas, Lembro-me dele em um grupo melhor que o dele; e se ele se aproxima de Mim um palmo, Eu me aproximo um cúbito dele; se ele se aproxima um cúbito de Mim, Me aproximo dele a distância de dois braços; e se ele vem para Mim andando, Vou para ele correndo.”

O ensinamento acima demonstra como é nosso pensamento em relação a Deus, se o esquecemos ou não, pois quando ficamos muito conectados ao materialismo desta vida, muitas vezes pensamos que podemos fazer isso sozinho sem a Sua Ajuda.

Temos que saber que nada muda sem a força e o poder de Deus. Precisamos pedir-lhe a Sua ajuda, mesmo que seja para buscar refúgio em Deus em tudo. Podem ser pensamentos negativos que temos, nossa falta de produtividade ou mesmo nossa falta de fé. Precisamos pedir a Deus que nos ajude e guie-nos para o caminho reto.

Assim Ele diz no alcorão: “E quando Meus servos te perguntarem, [O Muhammad], a respeito de Mim – de fato estou perto. Eu respondo à invocação do suplicante quando ele me invoca. Então, deixe-os responder-me [pela obediência] e creem em Mim para que sejam guiados [corretamente] “ (2:186).

A proximidade ou não de Deus depende assim de cada um de nós, dos nossos atos, da nossa sinceridade, sempre buscando cumprir com suas Ordens e afastar de suas Proibições.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente