A ausência de confiança e descrédito nas instituições

Opinião
Guaíra, 17 de junho de 2017 - 07h28

O cenário político e dos poderes em geral no Brasil, demonstram total descrédito das instituições, onde a imoralidade prevalece desde as esferas municipais até as federais.

Isso acontece por conta da ausência de princípios éticos e valores que tais administradores não possuem, onde se esquecem que estão com a custódia de muitos bens e arcarão pela forma que administram essa confiança depositada pela população.

No entanto, se a verdade for perdida, isso resulta na corrupção da sociedade e na ausência de qualquer satisfação da coletividade.  Por isso, Deus, o Todo-Poderoso, proibiu o suborno, daquele que está gastando dinheiro para alcançar algo que é ilegal, conforme é relatado no alcorão: Não consumais injustamente a riqueza da outra pessoa ou envie suborno aos governantes para que possam ajudá-lo a consumir uma parte da riqueza das pessoas no pecado, enquanto você sabe é Ilegal. Alcorão 2: 188.

O suborno e a corrupção é um crime que tem graves efeitos e consequências para o indivíduo e a sociedade, como o desperdício de recursos, destruição dos princípios e da boa moral, propagação da má índole, como a negligência, a indiferença, a perda de um sentimento de fidelidade e frustração de uma coletividade. Não só cria impacto negativo na economia do país, mas, indiretamente, também destrói o equilíbrio da ordem social.

De um modo geral, a corrupção existe quando uma pessoa no poder tem o direito de tomar decisões que dizem respeito a outros, cujos interesses estão em jogo. As partes interessadas tentarão encontrar formas e meios de obter o que eles querem, oferecendo assim vantagens indevidas a ambos os lados.

O Profeta Muhamad SWS em vários ensinamentos disse: “Quem não é confiável, não tem fé, não tem religião e não tem compromisso”.Cada um de vocês é um guardião e responsável pelo que está sob sua custódia. O governante é um guardião de seus assuntos e é responsável por eles; Um marido é um guardião de sua família e é responsável por isso; Uma senhora é guardiã da casa de seu marido e é responsável por isso, e um servo é um guardião da propriedade do seu dono e é responsável por isso “.

” Todo aquele dentre vós vê um mal, que ele o mude com as mãos; E se ele não conseguir, então com a língua; E se ele não for capaz, então ele odeie em seu coração, e essa é a fé mais fraca. “

“Os presentes oferecidos aos servidores públicos são ganhos mal adquiridos.”

“A maldição de Deus é sobre aquele que oferece um suborno e aquele que o toma.

O islamismo, com sua ampla gama de políticas econômicas, nunca permite que o dinheiro público seja explorado por alguns corruptos.  A administração pública no Islã baseia-se no bem-estar e na segurança dos cidadãos de uma nação. Não é política do governo criar criminosos e puni-los. Os princípios islâmicos visam erradicar os atos malignos que causam o crime.

Os crimes assim praticados por tais líderes em geral, quando não administrados corretamente aquilo que lhe foram confiados, é arcar com uma prestação de contas com Deus sem fim, pois quanto maior for o número de pessoas lesadas, maior será o pecado praticado.

Para aqueles que não têm medo das consequências, a história mostra o fim de muitos injustos e corruptos que reinaram aqui na terra e foram aniquilados pelos atos praticados.

Deve, assim, partir da população ter o conhecimento adequado, valores morais no dia a dia, fiscalizando e cobrando aqueles que estão no poder, escolhendo os governantes por propostas benéficas a todos, pela índole e capacidade demonstrada, para assim fazer com que a justiça seja praticada em todos os setores, para o bem comum da nação.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente