Características da hipocrisia

Opinião
Guaíra, 2 de novembro de 2016 - 08h34

Muito se fala em honestidade, ética, princípios, porém, o que mais vemos na sociedade são pessoas hipócritas que possuem dois lados e duas caras, onde o que falam não representam suas ações e seus íntimos.

O Profeta Mohammad SWS disse: “As quatro características do hipócrita são: 1- Quando lhe é confiado algo, burla. 2- Quando fala, mente. 3- Quando promete, não cumpre; e 4-Quando disputa, abusa (da complacência alheia).”

Primeira questão que devemos verificar é quando entregamos algo em confiança a alguém e isso acontece diariamente, pois um empregado tem a confiança de seu patrão quando está cuidando da casa alheia, quando pegamos algo emprestado, quando recebemos um serviço a ser prestado, são algumas formas de depósitos.

Quando isso acontece devemos honrar a confiança, cuidarmos daquilo que nos foi entregue e jamais trairmos a pessoa, devendo cuidar daquilo o quer que seja, como se fosse nosso.

O Profeta Muhmad SWS depois de ser agredido, humilhado e expulso de Meca pelo seu próprio povo, ordenou que seu primo devolvesse as pessoas tudo que havia sido lhe confiado, demonstrando assim como era seu caráter, que mesmo diante de tantas injustiças praticadas, ele nos ensinou que aquilo que não é nosso deve ser devolvido, independente do que as pessoas fazem contra nós.

Segunda característica é a mentira, pois o hipócrita quando fala algo não diz a verdade, onde expressa uma coisa e no seu íntimo pensa outra, demonstrando ser bom, ser amigo, porém nas costas do outro fala mal daquela pessoa.

Terceira face do hipócrita é não cumprir as promessas, não honrar os compromissos, passando por uma pessoa desonesta, que não é confiável, onde marca um encontro e não vai, promete ajudar e não ajuda, etc.

Já a quarta característica diz respeito quando a pessoa tem alguma discórdia com alguém, ela maltrata o outro, abusando e expondo os defeitos alheios, fazendo com que o objeto da discussão seja mudado para insultos diversos e se aproveita do momento para agredir.

Quantos não ajudam os outros e quando entra em discussão jogam na cara da pessoa aquilo que fez por ela, demonstrando assim que não houve sinceridade no ato e sim algum interesse.

Por fim devemos sempre sermos a mesma pessoa seja na aparência como no íntimo, seja na fala como nas ações, pois a veracidade é a chave para o sucesso em todos os sentidos, conforme ensinou o Profeta Muhamad SWS: “A verdade conduza a bondade, e a bondade conduz ao paraíso, de certo que se um homem disser constantemente a verdade, Deus o inscreverá como realmente veraz. A mentira conduz ao fogo, deste modo se um homem persistir em dizer sempre mentiras, Deus o inscreverá como irremediavelmente mentiroso.”


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente