Características do Sistema Social Islâmico

Opinião
Guaíra, 16 de agosto de 2016 - 09h51

O sistema social islâmico se baseia na facilidade, tendo interligações em todos os aspectos, não havendo separação da religião com outros setores, estando todos em harmonia, trazendo luz a vida das pessoas, pois não há falhas junto ao Criador.

Um sistema Divino na sua amplitude e detalhes, onde está determinado tudo que é benéfico, pois Deus nos criou e sabe do que necessitamos, conforme descreve o alcorão: Como não haveria de conhecê-las o Criador, sendo Ele o Onisciente, o Sutilíssimo? Alcorão 67/14

Assim todos os atos que realizamos acabam sendo devocionais, devendo ser realizados com a intenção sincera para Deus e não uma troca de favores, almejando um beneficia imediato como vemos as pessoas buscando.

Nesse aspecto não somente as liturgias da religião são considerados atos devocionais e principalmente o comportamento em geral, seja no trabalho, na família, no lazer, na sociedade, etc., são considerados atos de adoração quando realizados para Deus. Isso vem descrito assim no alcorão. Diz: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha morte pertencem a Deus, Senhor do Universo, que não possui parceiro algum, Tal me tem sido ordenado e eu sou o primeiro dos muçulmanos.Alcorão 6/162-163.

Deste modo a pessoa se sente feliz, tranqüila, tendo objetivo para as boas praticas, buscando agradar apenas a Deus.

Outra característica é um sistema para todos, sejam mulheres, homens, comunidades, onde estamos nessa vida para aprender e conhecer uns aos outros, sendo outro princípio do alcorão:

Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado. Alcorão 49/13.

O sistema islâmico diverge do capitalismo onde poucos se beneficiam com grandes riquezas, bem como do comunismo, onde o individuo é oprimido pela coletividade, sendo um equilíbrio entre ambos, sem ultrapassar os limites, devendo atender as necessidades humanas, dando o direito da pessoa crescer sem qualquer vantagem sobre os outros.

Por fim é um sistema que integra os indivíduos, cada um com sua missão, a sociedade sem disputa, desejando o bem uns aos outros, como uma única estrutura. Ricos com pobres, independente da cor, cooperação entre todos, sem inveja, ódio, dando o direito de cada um, havendo uma irmandade sempre, conforme o alcorão nos ensina: Sabei que os fiéis são irmãos uns dos outros; reconciliai, pois, os vossos irmãos, e temei a Deus, para vos mostrar misericórdia.Alcorão 49:10.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente