Desejar a paz

Opinião
Guaíra, 25 de abril de 2017 - 09h36

Um dos significados da palavra islam, vem da raiz da palavra salam, que significa paz, onde é dever de todo muçulmano desejar a qualquer pessoa esse sentimento, construindo uma sociedade em paz, serena, de amizade, colaboração, altruísmo, justiça e virtude.

A saudação islâmica é Assalamu alaikum (que Deus lhe conceda proteção e segurança).  A resposta a isso é wa Alaikum Assalam (para você a paz).

Assim é dito no alcorão: “Quando fordes saudados cortesmente, respondei com cortesia maior ou, pelo menos, igual, porque Deus leva em conta todas as circunstâncias.” (Alcorão 4:86).

O Profeta Muhamad SWS disse: “Não entrareis no Paraíso até que creiam, e não crereis até que se amem; desejais que vos indique algo que se o praticardes tereis amor, um pra com outro? Disseram: Claro, queremos! Ele disse: Praticai a saudação de Paz mutuamente”.

Nesse ensinamento, vemos que não há lugar dentro do islam para qualquer agressão, insegurança, intolerância, ódio, sendo todos esses sentimentos contrários aos princípios do alcorão e das tradições deixadas pelo Profeta Muhmad Sws.

O Profeta SAW, há mais de 1400 anos, disse sobre um dos sinais do final dos tempos: “Quando à Hora se aproximar, a saudação será especial; o comércio será bastante, ao ponto da mulher auxiliar o seu esposo no desenvolvimento comercial”. Numa outra versão o Profeta disse: “Dos sinais da Hora, o homem saudará alguém apenas porque o conhece”.

E hoje vemos isso acontecendo, pois quantas pessoas somente cumprimentam aqueles mais próximos, onde muitos sequer conhecem seus próprios vizinhos, tendo a arrogância de não cumprimentar um porteiro, um funcionário, um gari na rua, etc.

Desejar o bem a todos não custa nada e ganhamos prêmios incalculáveis de nosso Criador, além de tornar a vida das pessoas mais leves e tranquilas, havendo afeto, estabelecendo amizades, agradando-os por palavras amáveis, trocando saudações, conversando calorosamente e controlando maus sentimentos, como orgulho, arrogância, raiva, inveja, animosidade, hipocrisia, rancor e ambição ardente.

Se o Profeta Muhamad Sws e demais profetas eram de paz, o nosso Deus é a Paz, o Paraíso é lugar de paz, qual a razão para não desejarmos a paz a todos, independente se conhecemos ou não, se são ricos, pobres, com cores diferentes, anônimos, famosos, etc., sendo importante saber que tudo aquilo que desejamos a nós, devemos desejar aos outros, tornando assim uma nação unida e que auxilia os demais.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente