Deveres de cada indivíduo

Opinião
Guaíra, 9 de abril de 2017 - 07h03

Querer a paz e a tranquilidade é objetivo da maioria das pessoas, mas para ter esse sucesso alcançado depende do esforço de cada um.

Um grande sábio islâmico Hasan Al-Banna, assim disse: “Um muçulmano deve se esforçar para alcançar um corpo forte, bom caráter, pensamento culto. Ele deve ser capaz de ganhar a vida, ter pura crença, e corrigir a adoração. Ele deve ser capaz de controlar seus desejos, ter cuidado com seu tempo, organizado em seus negócios, e benéfico para aqueles ao seu redor. Estes compreendem os deveres de cada muçulmano como um indivíduo.”

A primeira questão que muitos negligenciam é a saúde, onde devemos sempre cuidar de nossos corpos, para termos força e disposição no dia a dia, mantendo uma dieta equilibrada, com exercícios físicos, etc.

Segundo ponto é ter comportamento, honestidade, para que haja confiança dos outros, demonstrando sermos pessoas éticas e justas. O Profeta Muhamad SWS foi enviado para aperfeiçoar o bom caráter, ensinando a pessoa agir corretamente independente das situações.

Terceiro ponto é a busca do conhecimento, desenvolver o intelecto, para abrirmos a mente e jamais cairmos na ignorância, agindo assim sempre com a razão antes da emoção.

Quarto ponto é o trabalho, jamais esperarmos depender das pessoas, sermos independentes, ganhando próprio dinheiro de forma lícita.

Quinto ponto é ter uma crença sólida, sem dúvidas em Deus Único, corrigindo nossas adorações, fazendo o que nosso Criador Ordenou e se afastando de tudo que Ele proibiu.

Sexto ponto é o controle dos desejos, não caindo em tentações passageiras, sejam elas amorosas, materiais, pois a pessoa que assim faz da margem a recaídas, frustrações, perca do foco e desapontamentos com outras pessoas.

Sétimo ponto é o cuidado com o tempo, aproveitando ao máximo e sermos produtivos, pois cada segundo que se passa o mesmo não volta mais.

Oitavo ponto é organizar nossas vidas, tendo regras, dando o direito de cada coisa, de forma equilibrada.

Nono e último ponto é sermos benéficos às outras pessoas, ajudando, como células sadias e que somam para uma sociedade melhor, não prejudicando ninguém.

Por isso o Profeta Muhmad SWS disse que, se não for para falar o bem, que fique em silêncio que é melhor, onde depende de cada querer a tranquilidade, felicidade e sucesso, devendo haver uma mudança no íntimo de cada pessoa para alcançar cada objetivo almejado.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente