Fundamentos das virtudes que levam à boa conduta

Opinião
Guaíra, 26 de julho de 2016 - 08h02

Há fundamentos que, caso as pessoas possuam, indicam a boa conduta e englobam todas as demais, entre elas estão a paciência, a coragem, a castidade, a justiça e a veracidade.

Com a paciência, suportamos os maus tratos, somos tolerantes, seguindo as ordens de  Deus, tendo perseverança e  persistência em não desobedecer por aquilo que ocorre sobre nós ou para nós, de tudo que foi predestinado.

Essa paciência deve existir também com as adversidades como: mortes, percas, agressões, sabendo que tudo faz parte do destino, sejam bons ou ruins.  Deus aprecia os que suportam as dificuldades, sejam elas doenças, pobreza, dívidas, tristezas, pois esta é uma vida de testes para ver quem melhor se comporta.

Outra característica é ter pudor e castidade, evitando a  prática das obscenidades, sejam elas palavras, ações, atitudes, deixando a  língua só falar  o que agrada a Deus, apenas o que é agradável.

Devemos dizer apenas  o que  for bom, pois o demônio quer criar divergências daquilo que falamos para haver brigas, discussões e separações, onde não há qualquer ganho com isso.

Já a coragem faz as pessoas enfrentarem o orgulho com autocontrole, não sendo agressivo, com os impulsos. Sujeito fraco ou covarde não terá condições de ter essa virtude, pois  se acontece algo que o irrita, ele briga, discuti, não sendo atitudes de quem possui a coragem.

O Profeta Muhamad SWS disse: Corajoso não é o que derruba os oponentes e sim quem controla sua fúria.

Há casos que a coragem, principalmente de quem é líder, exige ter pulso e rigor, sendo duro para manter a ordem e ter controle da situação, tendo  personalidade quando for necessário, mesmo que desagrade alguém.

Justiça é que da o equilíbrio à pessoa, nas virtudes, atitudes, ações, adoração, em todos os sentidos, fazendo a pessoa não ser  exagerado nem desleixado.

Deus diz no alcorão: Aqueles que quando fazem um dispêndio não exageram.

A  veracidade em todas as circunstâncias, pois  Deus pede que sejamos verídicos nas falas e atitudes. O Profeta SWS ensinava que dizer a verdade leva às boas práticas, e estas levam ao paraíso, até Deus  registrar a pessoa como verídico. A mentira leva às atitudes ruins, às obscenidades e essas levam ao  inferno e a pessoa é registrada entre os mentirosos.

Portanto, dizer a verdade tem seus frutos, em todos os campos, sendo uma pessoa tranquila, sossego da alma,  leva à pratica do bem, atestado que está livre da hipocrisia, não há  como ser fiel  e mentiroso, onde ambos não andam juntos.

A veracidade assim deve ocorrer nas transações, sem se aproveitar e explorar os outros,  com intenção de servir e ajudar .

Seguir assim essas qualidades faz a pessoa ter boa conduta, aprimora sua moral, é querida pelas pessoas e principalmente pelo Criador.

 


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente