Melhor dos fiadores

Opinião
Guaíra, 10 de março de 2017 - 07h38

Quão necessário ao ser humano em uma época dominada pela matéria, e onde as pessoas estão ligadas às causas, a não ser quem tiver a misericórdia de Deus para renovar nele a questão da confiança em Deus, depender d’Ele para resolver as necessidades, aliviar as aflições.

O ser humano fica ligado às causas, se envolve nelas e esquece do Autor das causasnas Mãos do Qual estão as rédeas das coisas e dos tesouros dos céus e da terra.Por isso, vemos que Deus, Exaltado seja, mostra isso em muitos textos a esse respeito, como no caso de Suas palavras: “E Deus é Suficiente Testemunha.” (Alcorão 48:28) e Suas palavras: “E Deus é Suficiente Guardião.”(Alcorão 33: 3). E as palavras: “Acaso, não é Deus suficiente Custódio para o Seu servo?”(Alcorão 39: 36).

Tudo isso a fim de estabelecer o significado no coração e não esquecer nas atribulações da vida.  As tradições do ProfetaMuhamadSws nos conta a história dos dois homens dos povos antigos quemostram o melhor exemploquanto a este significado.

Ele mencionou um homem dos filhos de Israel pediu a umde seus patrícios que lhe emprestasse mil dinares. Ele disse: “Traga as testemunhas para testemunharem o empréstimo.” Eu disse: “Deus é suficiente Testemunha.”

O outro disse: “Traga o fiador.” Eu disse: “Deus é Suficiente Fiador.”O outro disse: “Você disse a verdade.” Ele lhe emprestou o dinheiro para ser pago numa data específica. O homem assim viajou pelo rio, resolveu o que tinha de fazer, procurou um barco para voltar, para pagar os mil dinares na data especificada. Porém não encontrou barco.

Ele pegou um pedaço de madeira, fez um buraco nele, colocou os mil dinares nele junto com uma carta para o emprestador, selou, levou para o rio e disse: “Ó Deus, Você sabe que eu tomei emprestado de fulano mil dinares; ele me pediu um fiador, e eu disse: ‘Deus é Suficiente Fiador’, e ele aceitou. Pediu-me uma testemunha, e eu disse: ‘Deus é Suficiente Testemunha’ e ele aceitou. Eu tentei encontrar um barco que me leve para pagar o empréstimoe não encontrei. Coloco a importância ao Seu cargo.”

Então jogou a madeira norio, viu afastar-se, e depois foi embora em busca de um barco que o levasse à sua aldeia. Quem lhe emprestou o dinheiro foi à beira do rio, aguardando um barco que chegasse com o seu dinheiro. Então, viu a madeira em que estava o dinheiro. Ele a pegou com a intenção de levá-la para a família como lenha. Quando ele a serrou, encontrou o dinheiro e a carta. Um tempo depois, o devedor foi procurá-lo, levando os mil dinares. Disse-lhe: “Fiquei muito tempo procurando um barco que me trouxesse para lhe pagar o dinheiro e não consegui até este que me trouxe”. O emprestador perguntou: Você me envioualguma coisa?”O devedor disse: “Estou dizendo que não encontrei barco que me trouxesse antes.” O emprestador disse: “Deus cumpriu por você o que me enviou na madeira.” O homem foi embora de volta, levando os mil dinares.

Esta história mostra a grande bondade de Deus, o Seu cuidado e suficiência ao Seu servo, que confiou n’Ele para suprir suas necessidades. Que o devedor intencione pagar a sua dívida. A tradição profética diz: ” Quem tomar um empréstimo, com a intenção de pagá-lo, Deus o pagará por ele. Quem tomar o empréstimo para desperdiçá-lo, Deus o destruirá.”

E hoje as pessoas sequer honram seus compromissos, mesmo havendo testemunhas, garantias materiais, perdendo assim os valores e a palavra dada, dando margem a corrupção, injustiças, enriquecimentos ilícitos, onde se esquecem que o mundo dá voltas e tudo está sendo computado.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente