O posicionamento do Islã em relação a pessoas com deficiência e testes da vida

Opinião
Guaíra, 14 de julho de 2018 - 07h30

Por Girrad Mahmoud Sammour

Sobre pessoas que nascem com algum tipo de deficiência, há correntes que dizem que as mesmas estão se reciclando, pois em outras vidas foram ruins, outros dizem que é maldição, outros dizem que defeito genético ou a própria natureza.

Um dos princípios básicos do Islã é acreditar na sabedoria do Senhor, no que Ele cria e Comanda, e no que Ele quer e Decreta, no sentido de que Ele não cria nada em vão e não decreta nada em que não há algum benefício para os seus servos. Então tudo o que existe é sua vontade e decreto. Assim é dito no alcorão: “Deus é o Criador de todas as coisas” [13:16].

Sua Sabedoria perfeita decreta que Ele cria opostos, então Ele criou anjos e demônios, noite e dia, pureza e impureza, o bem e o mal. Ele criou Seus servos com diferenças em seus corpos e mentes e em seus pontos fortes. Ele fez alguns ricos e alguns pobres, alguns saudáveis e alguns doentes, alguns sábios e alguns tolos. Pela Sua sabedoria, Ele os testa e Ele testa alguns através de outros, para mostrar quem será grato e quem será ingrato, conforme vemos em outro versículo: “Em verdade, mostramos a ele o caminho, se ele é grato ou ingrato” [Alcorão 76:2].

Quando o fiel vê pessoas com deficiência, ele reconhece a bênção que Deus lhe concede, por isso ele dá graças por tudo que tem, e pede-lhe boa saúde. Ele sabe que Deus é capaz de fazer todas as coisas. Também há testes para os pais ou parentes que possuem filhos assim, como irão cuidar, se irão reclamar e como será a fé em Deus.

Devemos lembrar que os incapazes e sem raciocínio que nasceram assim, irão para o paraíso direto, sem qualquer julgamento, enquanto os pais ou responsáveis serão testados como criaram e tiveram amor com aquele filho ou aquela pessoa sob sua tutela.

Somos testados tanto na riqueza bem como na pobreza. Se formos ricos, vamos acumular nossa riqueza ou gastar em caridade. Será que vamos usá-la para fins lícitos ou desperdiçá-la nos vícios? Vamos confiar em Deus os nossos investimentos, ou a nossa avareza e o medo de perder nossas riquezas nos fará recorrer em meios ilegais para preservá-la e aumentá-la. Se somos pobres, vamos nos contentar e ter paciência ao procurar meios legais para atingir o nosso sustento ou vamos recorrer a meios ilegais para satisfazer as nossas necessidades. Será que vamos aceitar o fato de que Deus dá mais para algumas pessoas do que para outras, ou vamos aumentar em ódio e vingança, sendo todos esses ângulos testes para cada tipo de pessoa.

Somos testados com a saúde, bem como a doença. Um homem com boa visão é testado com relação a seu uso. Será que ele vai usar a bênção da sua visão para aquilo que é bom ou de olhar para coisas ilícitas? Sua boa visão pode ser o motivo que o levará para o inferno. Um homem cego é testado se vai suportar pacientemente sua deficiência. Sua paciência na aflição pode ser o motivo para ganhar seu lugar no Paraíso. Nosso objetivo é a outra vida e todos nós estamos sendo testados.

Muitos de nós temos tudo isso e ainda reclamamos, por isso o Profeta Muhmad Sws disse: “olhe para as pessoas que estão abaixo de você, assim dará graças a Deus”. Muitos olham sempre para quem tem mais dinheiro, posição, força e se esquecem que há pessoas em situação pior em hospitais, sem emprego, sem família, etc.

As pessoas são incapazes de compreender a sabedoria de Deus. Ele não pode ser questionado sobre o que Ele faz, enquanto eles serão questionados. Glorificado e exaltado seja Ele. O que quer que você entenda de Sua sabedoria, acredite nela, e o que quer que você não possa entender, diga: “Deus sabe mais e é mais Sábio, e nada sabemos senão o que você nos ensinou, e Ele é o Onisciente, o Mais Sábio.”

Afinal, Deus nos prometeu que nossas vidas são um teste para nós. Os graus e formas de nossos ensaios variam de pessoa para pessoa, até mesmo de família para família. No entanto, cabe a nós ter coragem, aceitar nosso destino e trabalhar ativamente para tirar o máximo proveito deles. De fato, Deus nos prometeu que “a cada dificuldade há alívio” (94:5) e que “nenhuma pessoa terá um fardo sobre ele maior do que ele pode suportar” (2:286). Ele diz: “Certamente que vos poremos à prova mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos [do seu trabalho]. E dê as boas novas aos Perseverantes. Aqueles que, quando os aflige uma desgraça, dizem: Somos de Deus e a Ele retornaremos. Estes são os cobertos pelas bênçãos e pela misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem encaminhados” [2:155-157].

O Profeta Muhmad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse: “Quando Deus deseja o bem para alguém, Ele o testa com dificuldades”.

Importante é termos conhecimento, fé, paciência e discernimento para suportar os testes, não reclamando ou se rebelando e simplesmente agradecendo e cumprindo aquilo que Deus nos Ordena.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  girrad@hotmail.com

Ver mais publicações >

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente