Postura, respeito e benefícios nas orações

Opinião
Guaíra, 21 de fevereiro de 2017 - 07h23

A oração que todo muçulmano ou muçulmana pratica cinco vezes ao dia é um conjunto de regras, que incluem higiene, posturas, movimentos, súplicas, com o fim específico de Adorar e falar com Deus.

A primeira regra é que quando estamos fazendo a oração, devemos ter total sinceridade e concentração, pois estamos falando com o Reis dos Reis, o Juiz dos Juízes. Quando qualquer pessoa quer falar com um Presidente, um Governador, um Juiz ou pessoa importante ela busca ter educação, boa fala, respeito, higiene, vestimentas adequadas, etc., tudo para conseguir seu objetivo.

E quando fazemos nossas orações para Deus, todos esses requisitos devem ainda mais serem aprimorados, pois estamos diante do Criador e não das criaturas.

Antes de qualquer oração deve-se realizar a purificação, que se chama ablução, que possui benefícios físicos, higiene e requisito fundamental para entrar na oração, pois Deus é puro e somente aceita aquilo que é puro.

Ficamos de pé e afirmamos nossa existência, nos curvamos para mostrar humildade e nos prostramos em reverência ao poder e força de nosso Criador. Nesse estado de humildade reconhecemos nossa total confiança e dependência de Deus. Deus, entretanto, não precisa de nossas orações. Somos nós, o ser humano frágil, que estamos em constante dependência de Sua proteção e amor. Assim, as posturas da oração não são um conjunto de movimentos aleatórios.

Toda oração se inicia com as palavras Allahu Akbar (Deus é o maior). É uma afirmação de que ninguém é maior e, portanto, ninguém mais é merecedor de adoração do que Deus, onde naquele momento deixamos o mundo para trás e a oração começou, nossa conexão está segura. Recita-se assim versículos do alcorão, em especial a oração de abertura, que um dos versículos assim diz:  Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!” (Alcorão 1: 5).

Além dos benefícios de higiene, concentração, meditação, a oração é um alongamento por completo, de todo o corpo, seja na posição de curvatura, seja na prostração ou quando estamos ajoelhados.

Curvar-se estica e tonifica os músculos da região lombar, coxas, pernas, panturrilhas e abdômen.  Os benefícios físicos da prostração são muitos. A prostração pode ajudar a manter os sistemas linfático e esquelético e a próstata, bexiga e glândulas adrenais.   A colocação da testa no chão aumenta o suprimento de sangue para o cérebro e foi mencionado como tendo um bom efeito sobre a memória, visão, audição, concentração e outras habilidades cognitivas. Enquanto a pessoa transita pelas posições da oração, ficando de pé, se curvando, prostrando e sentando, ajuda na boa saúde geral ao estimular o intestino grosso e auxiliando na desintoxicação e digestão.

A posição de prostração, quando a testa toca o chão, é associada exclusivamente com a forma islâmica de oração.  É o ápice da oração de uma pessoa e é mencionada nas tradições autênticas do profeta Muhammad SWS como a posição na qual um crente está o mais próximo possível de Deus.  “O mais próximo que se pode chegar de seu Senhor é quando se está em prostração.”   O próprio Profeta Jesus (que a paz de Deus esteja com ele), orava dessa forma, como vemos em Mateus 26:39: “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou…”

Deste modo, não se pode olhar para os lados, para o relógio, atender o celular, usar roupas inadequadas, se distrair durante a oração, pois assim o profeta Muhammad SWS disse: “Quando algum de vocês fica de pé na oração, está se comunicando com seu Senhor. Então preste atenção em como fala com Ele.”

 


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente