Propósito da vida

Opinião
Guaíra, 2 de setembro de 2017 - 09h36

Qual é o propósito das nossas vidas? Essa e outras questões semelhantes são feitas por pessoas desde o início da vida humana, onde uns acham que estamos aqui por acaso, outros para viver a vida, outros pela natureza, etc.

A razão pela qual nós (a humanidade) estamos aqui, neste pequeno planeta que gira em um universo aparentemente infinito, é adorar a Deus. Este é o propósito para o qual fomos criados. Não é um segredo ou um mistério, nem é um enigma. Encontrar o significado da vida é possível com apenas uma coisa, um desejo de cumprir o plano de Deus. Não há necessidade de horas, meses ou anos de busca e anseio.

Assim é relatado no alcorão: “Não criei os gênios e a humanidade, exceto para me adorar ” (Alcorão 51:56). Oh, humanidade, adorem a Deus, vocês não têm outro Deus além de Ele.” (Alcorão 7:59)

No entanto, é importante entender que Deus não precisa de adoração humana. Se nenhum humano adorasse a Deus, não diminuiria a Sua glória de nenhuma maneira, e se toda a humanidade o adorasse, não aumentaria a sua glória de modo algum.

Tal ensinamento também assim está no alcorão:  “Se Deus o ajuda, ninguém pode vencê-lo, e se Ele o abandona, quem está lá, depois dele, isso pode ajudá-lo? E em Deus deixe os crentes confiarem. “(Alcorão 3: 160) “Ó humanidade! É você quem necessita de Deus, mas Deus é rico (Livre de todos os desejos e necessidades), digno de todo o louvor”. (Alcorão 35:15)

Por sermos humanos frágeis, precisamos do conforto e da segurança de adorar a Deus. Além disso, não encontraremos verdadeira felicidade e contentamento até que pelo menos tentemos cumprir nosso propósito na vida. O propósito de nossa existência é mais significativo do que ser escravo desta vida e das suas ilusões passageiras.

O Profeta Muhammad SWS informou que Deus assim diz: “Oh Filho de Adão, preencha seu tempo com minha adoração e preencherei seu coração com riqueza e que acabe com sua pobreza “. Mas se você não fizer isso, eu farei suas mãos ocupadas (em assuntos desta vida) e eu não acabaria com sua pobreza. “

É claro que a vida de um ser humano pode ser preenchida com diversão, lazer, filhos, riquezas, etc., mas esse não é o propósito de nossas vidas. Se tais prazeres fossem a razão desta vida não haveria doenças, tristeza, dívidas, percas, enfim, adversidades em geral. A realidade é que ressuscitaremos para explicar cada detalhe de nossas vidas e como nos comportamos.

Uma das maneiras mais fáceis de ter o melhor de tudo é adorar a Deus em tudo o que fazemos. O Islã torna isso fácil. É tão simples como seguir as diretrizes estabelecidas para nós. Para lembrar de Deus em todas as oportunidades e conduzir nossas vidas sabendo que Deus está nos observando, e os anjos estão registrando todos os nossos movimentos.  Quando somos conscientes de Deus, agimos de maneira direta e nos afastamos do mal e oprimirmos os outros.

Quando tais ensinamentos são praticados, se alivia o estresse e a preocupação e deixa uma pessoa focada no verdadeiro propósito da vida. No entanto, a condição humana nem sempre é pacífica, a ansiedade pode nos tocar a qualquer momento, e não temos controle sobre isso, no entanto, somos capazes de controlar nossa reação. Se reagirmos ao estresse e à ansiedade ao recorrer a Deus, vamos navegar com sucesso por esta vida.

Os testes virão das mais variadas formas para que Deus verifique se o Adoramos ou não, assim é dito:  “Aquele que criou a morte e a vida para testá-lo [quanto] qual de vocês é melhor nas ações” (Alcorão 67: 1-2)

E quando surgirem as adversidades os corações somente se tranquilizarão se estivermos na recordação de Deus e sua verdadeira adoração: “Em verdade, na lembrança de Deus, os corações encontram descanso” (Alcorão 13: 28)

O propósito da vida é reconhecer a Deus e Seus sinais, e ser grato a Ele. Isso implica agradecer, contar nossas bênçãos e obedecer os mandamentos de Deus. O significado da vida está contido em nossa adoração. Toda vez que vivemos nossas vidas se renderam à vontade de Deus, estaremos cumprindo nosso propósito.

 


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente