Razões que levam à boa conduta

Opinião
Guaíra, 19 de julho de 2016 - 08h08

Às vezes nos questionamos se o bom comportamento vem com a pessoa, de forma hereditária, do instinto natural ou é uma questão que pode ser aprimorada.

Os sábios divergiram sobre ao assunto, onde há pessoas que possuem esse instinto, sendo uma pessoa veraz, conselheira, ajudando o próximo, e isso passa de geração para geração, vindo os filhos a serem iguais.

Porém pode ocorrer que pessoas que não tiveram exemplos na família, uma boa educação, também possuem a chance de adquiri-la, principalmente com a vida e outros exemplos, aprimorando ou aprendendo a ter.

As provas de que qualquer pessoa pode melhorar e mudar sua vida, é através de exemplos, da percepção, observando os outros, fazendo com que haja uma mudança em suas vidas.

A comprovação de tal fato se verifica  nos companheiros do profeta Muhammad Sws, pois  antes de se tornarem muçulmanos, muitos eram grosseiros, tinham  condutas  ruins, eram soberbos, arrogantes e com os ensinamentos que foram passados se tornaram exemplos para toda sociedade, passando a ser humildes, caridosos, afáveis, compassivos, tementes, etc.

Assim, o comportamento moral pode mudar sempre, onde não podemos desistir das pessoas, pois todos possuem uma chance. Se muitos dos animais irracionais mudam seu comportamento, quem dirá o ser humano que possui raciocínio, onde alegar que fulano ou beltrano não tem solução é fazer um prejulgamento, sendo nossa obrigação sempre aconselhar.

A lei islâmica exige apenas o que está na capacidade da pessoa mudar, onde não há um fardo maior que o indiviíuo possa suportar, pois Deus quer a facilidade e não a dificuldade.

O Profeta Muhammad SW disse: aquele que desejar apreender precisa buscar o conhecimento se quiser ser tolerante precisa buscar a tolerância, pois Deus somente muda a situação de um povo se este muda o que há no seu íntimo.

É certo que há caminhos e motivos que levam o indivíduo a mudar e ter um bom comportamento, entre eles ter uma crença correta, em Deus Único, pois se o sujeito aceita isso, ele deve cumprir o que Deus o ordenou, e se sua crença é fraca ou com falhas, isso reflete na sua conduta, podendo ter maus comportamentos. O Profeta SWS dizia que a pessoa com a crença perfeita é a que tem melhor comportamento.

Segundo ponto é suplicar a Deus para que possa facilitar esse bom comportamento, onde Deus diz no alcorão: “Se meus servos, perguntarem de Mim, diga que estou próximo”.  Deus ama os que suplicam  e os que pedem, ficando insatisfeito quando seus servos nada solicitam.

Terceiro ponto é o esforço, empenho, onde Deus nos ensina no alcorão: ”aqueles que se empenharem pela Nossa Causa, Ele Guiará”. A força de vontade é sempre continuar, melhorar, não desistir da misericórdia de Deus, pois somente desistem os transgressores.

Por fim, devemos pensar sempre nas conseqüências das práticas das ações ruins e quais as boas consequências de ter a boa conduta, nos incentivando e encorajando a sermos pessoas com o bom comportamento.


TAGS:

Girrad Mahmoud Sammour

Girrad Mahmoud Sammour, Advogado, Pós Graduado em Processo Civil, Professor Divulgador Do Instituto Latino Americano De Estudos Islamicos-Ilaei, Diretor Da Mesquita De Barretos-Sp. Dúvidas e palestras  [email protected]

Ver mais publicações >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS PUBLICAÇÕES
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente