Colunista

20 de Agosto, Dia Nacional do Maçom

O dia do maçom, comemorado no Brasil anualmente no dia 20 de agosto, é uma homenagem à maçonaria, que lutou em favor do povo brasileiro e da nossa Independência de Portugal.

A proposta para essa data nasceu na Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, em 1957, realizada em Belém do Pará. Na ocasião, a Grande Loja de Santa Catarina propôs a Criação do Dia do Maçom e a Grande Loja de Minas Gerais propôs que fosse o dia 20 de agosto. 

A principal justificativa para a data foi de que a Independência do Brasil já havia sido proclamada por Gonçalves Ledo dentro de um templo maçônico no dia 20 de agosto de 1822, duas semanas antes da Proclamação da Independência por Dom Pedro I, em 7 de setembro.

Existem algumas divergências históricas quanto a data real dessa reunião, porém, foi mantida como 20 de agosto e o Dia do Maçom é comemorado oficialmente nesta data. E também em diversos Estados brasileiros foi criada a data comemorativa, no mesmo dia, através de leis estaduais.

Nós,   membros  da Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Fraternidade e Luz” de Guaíra-SP, queremos congratular-nos com todos os maçons brasileiros pelo seu dia, e que Deus possa nos abençoar e dar forças a todos os maçons, fazendo deles instrumentos de fraternidade, de amor, de justiça. Pois o verdadeiro maçom não busca na Maçonaria glória, prestígio ou dinheiro , pois isto não deve a ele interessar, nem nela encontrará. Ele sente-se orgulhoso de pertencer a uma instituição mundial séria e sente-se obrigado dentro dela a progredir intelectual, moral e espiritualmente, de ser útil ao progresso da sociedade, objetivo maior de nossa Ordem. Ele se instrui dentro de um ambiente fraterno, entre homens que se tratam por irmãos e que de fato constituem uma irmandade em defesa do Direito e da Cidadania, bases de uma sociedade mais justa e mais Fraterna.

 

“Maçom de todo o Brasil, orgulhe-se de seu passado e trabalhe muito no presente para que possa deixar às gerações futuras um País melhor”.   Yassin Taba

Por Célio Aparecido Borges

Fonte:

https://folhadolitoral.com.br  de 24/08/2019

https://www.demolaybrasil.org.br   de  20/08/2020


PUBLICAÇÕES

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente